Descubra o que as pessoas buscam na web: Guia para criar conteúdo valioso

As pessoas costumam ser muito sinceras quando fazem uma busca no Google ou outros sites de busca, ou seja, elas realmente perguntam o que consideram útil, importante e interessante. É o que faz os dados dessas pesquisas tão valiosos. 

Analisar as informações por trás dessa atividade na web, permite entender e conhecer um pouco mais o gosto, comportamento, preocupações e necessidades desse público online.

E se a pergunta for: 

Como criar conteúdo que ressoe com seu público?

Saber “conversar” com essa base de dados é inestimável, para descobrir o que as pessoas estão perguntando sobre você, seu negócio, marca, produtos ou serviços. 

Essa é a melhor maneira de reunir ideias para desenvolver conteúdo relevante, estratégico com base em conversas reais, que as pessoas têm quando estão online.

Existem ferramentas excelentes, usadas por profissionais de marketing de conteúdo para SEO, que simplificam processos e ajudam a entender o que as pessoas buscam e por quê. E esses mesmos recursos, tem tudo para você aproveitar ao máximo sua estratégia de conteúdo.

Identifique tópicos que são interessantes para seu nicho de mercado, encontre as melhores palavras-chaves para criar seu conteúdo. Analise o que sua concorrência está publicando. E se mantenha atualizado com o que acontece na web, que possa estar relacionado com a sua marca e ser compartilhado com a sua audiência.

Aqui estão as melhores ferramentas de conteúdo para SEO, disponíveis no mercado, para você conhecer diferentes tipos de métricas que ajudam a posicionar seu conteúdo como uma fonte valiosa de respostas.

Melhores ferramentas de conteúdo para SEO

Algumas das melhores ferramentas de SEO no momento são:

1. Ahrefs 

ahrefs

Ferramenta excelente, o Ahrefs reúne uma série de recursos robustos, para suas estratégias de conteúdo. Da mesma forma, é ideal para auditoria técnica de SEO, permitindo que você tenha uma visão ampla e precisa, da saúde do seu site. 

Funcionalidades avançadas para você acessar diferentes métricas e se aprofundar nas informações detalhadas sobre: classificação de palavras-chave; perfil de backlinks; autoridade de domínio; autoridade de página; tráfego orgânico do seu site. Sendo que, você pode rastrear todos esses dados, em qualquer página do seu concorrente na web.

Alguns dos principais recursos que você vai ter acesso no Ahrefs, são:

Site Explorer: Análise de Tráfego Orgânico

Este recurso identifica todas as palavras-chave da URL que você está pesquisando, estão classificando. São muitas opções de filtragem, como conseguir verificar o número de cliques para cada resultado e a proporção de cliques orgânicos.

A métrica organic keyword do Ahrefs, pode ajudar a melhorar sua classificação em uma SERP, com o uso de palavras-chaves de cauda longa, que podem trazer tráfego para sua palavra-chave principal.

Palavras-chave de cauda mais longa, quando usadas da forma correta, conseguem muitas vezes superar os resultados de seu concorrente, mesmo que ele tenha maior autoridade de domínio e backlinks, do que você.

Keywords Explorer

A pesquisa de palavras-chave do Ahrefs é extremamente eficiente. O explorador de palavras-chave apresenta um resultado muitas vezes maior, do que algumas ferramentas de palavra-chave juntas. Ou seja, o número de sugestões de palavras-chave é muito grande. 

Quando você digita sua palavra-chave, uma página com várias estatísticas é apresentada, como: dificuldade da palavra-chave, volume de pesquisa, número estimado de cliques (orgânicos e pagos), volume de pesquisa global, entre outros.

Em Ideias de palavras-chave e Todas as ideias de palavras-chave, você ainda visualiza mais dados sobre cliques, vale observar, que quando você identifica quem recebe cliques, se torna mais fácil definir as palavras-chave que compensam ser direcionadas.

Content Explorer

O explorador de conteúdo pode ser usado para mostrar através de gráficos e resultados, quantas páginas novas e republicadas aparecem na SERP em um mês, relacionadas a palavra-chave que você quer classificar. Assim é possível determinar o grau de concorrência que você vai enfrentar, identificando se a linha de tendência está aumentando.

Um recurso útil do Content Explorer é a guia Detalhes, nesta página estão várias opções de métricas para URL. Em um artigo, direcionado para uma palavra-chave de cauda longa, por exemplo, é possível identificar o número de palavras-chave totais que ele se classifica.

Rank Tracker

Crie Projetos no rastreador de classificação, a ferramenta vai rastrear sua página da web, palavras-chave ou sites de concorrentes, e monitorar. O Ahrefs vai acompanhar as SERPs e enviar notificações sobre suas consultas. 

Com isso, você tem acesso a informações sobre: como sua página aparece na SERP; a classificação dos seus artigos e o que fazer para melhorar; a necessidade de atualização de palavras-chave. Além de dados sobre o desempenho de concorrentes.

Site Explorer

O explorador de site disponibiliza dados do tráfego de um site, sua autoridade de domínio, o perfil de backlink, quantas e quais palavras-chave a página está classificando, entre outras funções.

Site Audit

Se você quer manter sua página da web com uma pontuação de saúde elevada, fazer uma auditoria do site é o primeiro passo.

O auditor de site do Ahrefs, vai analisar diversas métricas do seu site, e apresentar relatórios detalhados, sobre otimização para mecanismos de pesquisa (SEO), que inclui a qualidade do conteúdo.

Site Explorer – Análise de Links

Um dos pontos interessantes dessa funcionalidade, além de dar uma visão completa sobre sua estrutura de links, é permitir que você descubra quem tem link com seus concorrentes, mas não está linkado a você. É possível identificar as URLs e os links que apontam para uma página da web, e ter a oportunidade de criar novos backlinks, com os sites que não tem ligação com o seu.

Com a análise de links, você vai verificar a quantidade de backlinks, os domínios que apontam links, ranking de Autoridade de Página e Autoridade de Domínio, em escalas de 0 a 100.

2. Ubersuggest

Ubersuggest

Ubersuggest é uma das mais populares ferramentas de marketing de conteúdo, e possui recursos robustos para sua estratégia de SEO. Métricas, dados e relatórios, podem ser facilmente configurados e analisados, mesmo sem conhecimento técnico de SEO.

A plataforma concentra um dos maiores bancos de dados de palavras-chave e ideias de conteúdo, sem esquecer, que Neil Patel é referência em estratégia de marketing digital, e o nome por trás do Ubersuggest. 

Com as ferramentas da plataforma você tem acesso aos termos mais pesquisados em seu nicho, descobre o que atrai a atenção da sua audiência, identifica qual conteúdo da sua concorrência tem maior ranking. O sistema disponibiliza:

  • Análise detalhada sobre palavras-chave: quantas pessoas estão pesquisando, mobile ou desktop, informações demográficas;
  • Lista com ideias de conteúdo;
  • Visão geral de palavras-chave, sugestões de termos relacionados, opções de perguntas, preposição e comparação;
  • Palavras-chave específicas para: Google, YouTube e Amazon;
  • Páginas com melhores rankings;
  • Análise do compartilhamento em redes sociais;
  • Perfis de backlinks;
  • Classificação da Autoridade de Domínio;
  • Volume de buscas, e percentual de cliques orgânicos por palavra-chave;
  • Custo por Clique (CPC);
  • Auditoria de site, com informações completas e detalhadas no formato de listas e gráficos.

No painel do usuário ao adicionar a URL do seu site, selecionar palavras-chave e se conectar com o Console de Pesquisa do Google, é possível verificar métricas para backlinks, tráfego e palavras chave. Acompanhar o progresso das suas ações e receber insights.

Na Auditoria do Site você insere a URL da sua página na web, e o sistema vai realizar uma análise da saúde SEO, após alguns minutos de pesquisa, você recebe um relatório do sistema com verificação de erros, recomendações críticas e avisos.

Ao clicar no problema de SEO o Ubersuggest vai orientar você como fazer as correções necessárias.

A categoria palavras-chave possui cinco seções principais, que executam diferentes recursos. A visão geral de palavras-chave, disponibiliza uma descrição detalhada de métricas e informações para cada palavra-chave.

Como tráfego estimado, número de backlinks para esta palavra-chave, a pontuação média da autoridade de domínio e compartilhamentos sociais. Além de apresentar uma série de palavras-chave relacionadas à palavra principal. 

E para aumentar as sugestões, você pode escolher as guias que fornecem opções para a palavra-chave principal, no formato de perguntas, comparações, preposições e relacionadas

A plataforma do Ubersuggest também disponibiliza informações sobre: o volume de pesquisa mensal da palavra-chave; o grau de dificuldade para classificar a palavra-chave na pesquisa orgânica; qual o custo por clique (CPC) da palavra-chave.

Se você digitar uma URL, no recurso Palavras-chave por tráfego, consegue descobrir as palavras-chave com melhores classificações desta página.

Na seção de palavras-chave está a área de idéias de conteúdo. Quando você insere uma palavra-chave, o Ubersuggest exibe uma lista do conteúdo que é mais popular para essa palavra-chave.

O Ubersuggest pode ser usado como extensão do Chrome, a instalação é fácil e rápida, com o recurso você vai ter informações sobre um tópico, palavras-chave e SEO, ao lado das suas pesquisas no Google.

Tutoriais em vídeo, treinamentos gratuitos sobre marketing digital com Neil Patel, são bônus interessantes, que fazem parte do Ubersuggest.

3. BuzzSumo

BuzzSumo

A ferramenta BuzzSumo disponibiliza o maior índice de dados sobre engajamento social, e analisa os conteúdos mais bem-sucedidos da web. 

Traz insights sobre assuntos para construir conexões, identifica os temas, apresenta tópicos de tendências, hashtags e palavras-chave, para você desenvolver conteúdo oportuno, que seu público tem interesse em consumir e com maiores chances de envolvimento.

Você nunca vai ficar sem ideias para criar um artigo, um post ou vídeo. O BuzzSumo acompanha mais de 300 trilhões de engajamentos, 8 bilhões de artigos e diariamente, outros milhões são adicionados à plataforma.

A plataforma é considerada confiável por profissionais de marketing, e possui como usuários nomes de expressão no segmento, entre eles Hubspot e Expedia.

Quando o assunto é se inspirar no conteúdo que os principais influenciadores compartilham, a escala de insights e variedade de influencers, autores e jornalistas, que o sistema reúne é gigantesca. 

São quatro áreas-chave no BuzzSumo: Descoberta de Conteúdo; Pesquisa de Conteúdo; Monitoramento de Mídia e Pesquisa de Influenciadores. Que vão ajudar você a:

  • Descobrir novas ideias e definir conteúdo atemporal (evergreen);
  • Identificar tópicos que são tendências em diferentes plataformas;
  • Ter acesso a exemplos de conteúdo bem-sucedido;
  • Desenvolver estratégias de conteúdo orgânico;
  • Encontrar palavras-chave mais relevantes, para gerar mais tráfego;
  • Analisar o marketing de conteúdo dos concorrentes;
  • Monitorar menções e criar relatórios sobre tópicos da sua marca;
  • Rastrear notícias, visualizar tópicos mais comentados;
  • Acompanhar o desempenho do seu conteúdo em diferentes canais e a longo prazo.

Aproveite o enorme potencial de compartilhamento dos vídeos, e rastreie influenciadores do YouTube, para criar conteúdo que promova sua marca. O BuzzSumo pesquisa e classifica por perfil através de canais, considerando: total de assinantes, vídeos, modos de exibição, filtrar por país, idioma e categoria.

Pesquise palavras-chave e aplique filtro de categoria, para segmentar os resultados de influenciadores do seu nicho. 

O BuzzSumo lista os 100 melhores influenciadores RP e os principais profissionais de marketing. Permite pesquisas por domínio, conteúdo de URL e tópico em influenciadores autorais. E combinar filtros para fazer pesquisas de palavras-chave e encontrar líderes de pensamento no Twitter que sejam interessantes para o seu segmento.

Você consegue encontrar através da plataforma, as principais manchetes que esses autores compartilharam, e classificar influencers pela quantidade de artigos que publicaram. 

Para aprimorar as pesquisas, use Atividades do Influenciador, e encontre influenciadores ativos nas redes Twitter e Instagram, com a opção Tem Perfil.

O melhor do conteúdo para que você encontre suas melhores ideias

Um dos pontos mais fortes do BuzzSumo é o Analisador de Conteúdo, através desse recurso você consegue encontrar as melhores manchetes, dimensionar o engajamento nas mídias sociais, ao longo de dias, semanas, meses e de até 5 anos.

A dica é: comece sua pesquisa com o Analizador de Tópicos, busque por um tópico amplo e você vai obter centenas de ideias de conteúdo, que geram engajamento. 

Procure um subtópico entre os resultados, que considere mais relevante para seu objetivo. Verifique na ferramenta Palavra-chave, o desempenho desse termo nas pesquisas, e volte no Analisador de Conteúdo para ver a popularidade do tema nas redes sociais, se aprofunde na melhor ideia, para criar seu próximo conteúdo.

Pesquise palavras-chave e análise perguntas do seu público

Crie uma estratégia de palavras-chave, com base nos recursos oferecidos pelo Analisador de Perguntas do BuzzSumo, essa ferramenta inclui perguntas populares do Reddit & Quora, sobre seu tópico. Você vai ter acesso a 5 anos de perguntas, que seus clientes estão fazendo, para produzir conteúdo em sintonia com sua audiência, e resolver problemas de seus clientes.

Analise o conteúdo da sua concorrência 

Isso é feito colocando o domínio do seu concorrente nas ferramentas: Analisador de Conteúdo, Backlink, Palavras-chave e Autor. Você pode configurar alertas de monitoramento sobre notícias e conexões da concorrência.

Encontre oportunidades de backlink

Elementos fundamentais para uma estratégia de SEO eficaz, os links são vistos pelo Google como indicadores de autoridade. O BuzzSumo vai ajudar a fazer uma análise completa sobre seus links. Além de pesquisar, os conteúdos com mais link e engajamento social, descobrir os principais links para seu domínio, e verificar os backlinks de seus concorrentes.

Crie um feed de notícias de tendências

Para ver qual conteúdo faz sucesso nas redes sociais, relacionado ao seu nicho de atuação e seu público de interesse, configure um feed no BuzzSumo, acompanhe o trending topic.

Assim você vai obter insights para seu conteúdo, monitorar tópicos, tendências, pessoas e encontrar oportunidades para promoção da sua marca. O Trending Score no BuzzSumo, mostra a velocidade de engajamento de um conteúdo, e a probabilidade de se tornar viral.

4. Screaming Frog

Screaming Frog

Seja para realizar auditoria técnica de SEO, ou obter rapidamente uma descrição do conteúdo de um site, o Screaming Frog Spider disponibiliza uma lista extensa de funcionalidades, para um rastreamento profundo e a melhor compreensão de cada página da web.

A ferramenta é extremamente robusta, e tem integração com Google Search Console, Google Analytics, Link Metrics e PageSpeed, para insights mais complexos e completos.

Além de você rastrear a saúde do seu site, analisar os acertos e ajustar o que não está funcionando e precisa de otimização nas suas páginas da web, o Screaming Frog vai permitir que você descubra informações importantes em outros sites.

Uma estratégia de pesquisa de concorrentes sempre é valiosa, e o Screaming Frog pode ajudar a obter uma compreensão clara, do tipo de conteúdo que seu concorrente está investindo, análise de palavras-chave e descrição do tipo de página.

Quando você rastreia um site e identifica temas bem-sucedidos, pode se aprofundar em assuntos específicos, e fornecer um conteúdo de grande valor para sua audiência.

Com a ferramenta Screaming Frog você pode entender a segmentação de conteúdo dentro de um site ou grupo de páginas, como também, encontrar páginas com botões de compartilhamento para redes sociais. Além de verificar o texto âncora que gera mais links, volume de conteúdo e acessar contagem de palavras.

Em uma auditoria de conteúdo o Screaming Frog vai ajudar a executar um rastreamento completo do site, incluindo CSS, imagens e scripts. 

Para obter o máximo de dados, na Guia interna, filtre por HTML, e na coluna de Contagem de palavras, classifique de baixo para alto. Assim é possível identificar páginas com conteúdo fino, que precisam ser melhorados, não indexados ou removidos do site.

Na guia de imagens, você pode filtrar por Texto Alternativo Ausente, para descobrir imagens que prejudicam a classificação do conteúdo nas pesquisas, por não terem texto alternativo. Ou buscar por Texto Alternativo com mais de 100 caracteres, para identificar texto alternativo com excesso de caracteres. Use a guia de Títulos da página do Screaming Frog, para filtrar títulos com mais de 70 caracteres ou título duplicados.  

No SF você pode usar a Extração Personalizada, para encontrar um texto ou outros elementos, de um conjunto de páginas. E extrair informações para o desenvolvimento de conteúdo, com tópicos específicos, consultas e perguntas da sua audiência, identificando palavras-chave de cauda curta e longa.

5. Answer ThePublic

Answer ThePublic

Encontre insights que impulsionam conteúdo, descubra tendências que geram mais tráfego, aumente visualizações e compartilhamentos. Reproduza rapidamente frases e perguntas relacionadas a sua palavra-chave, veja o que seu público procura no Google e Bing.

Com esse propósito o AnswerThePublic, está entre as melhores ferramentas para entender sua audiência e produzir conteúdo direcionado, com base em palavras-chaves pesquisadas.

A plataforma tem um imenso banco de dados construído a partir de pesquisas, que permite prever o que as pessoas procuram, e gerar as melhores palavras-chave para seu nicho, além de muitas sugestões de conteúdo, com base na informação que você inserir. 

Você pode começar a pesquisar na página inicial da plataforma, é só inserir uma palavra-chave semente, em segundos são disponibilizados centenas de resultados na forma de perguntas (o que, como, onde …), preposições (para, ou, com …), comparações (e, vs, ou), alfabética (A até Z) e palavras-chave relacionadas. 

Os dados são representados visualmente e você pode fazer download das imagens com as respostas (Jpeg), ou, salvar os resultados em uma planilha (CSV).

O Answer The Public não oferece recursos para ampliar as pesquisas, e obter diferentes métricas dos resultados das palavras-chave. Sendo assim, se você quiser aprofundar informações, o ideal é combinar com outras ferramentas como SEMrush e Google Search Console, por exemplo. 

Entre os benefícios da plataforma, estão:

  • Muitas opções de palavras-chave de cauda longa;
  • Resultados das palavras-chave com efeito visual, que podem ser usados em apresentações;
  • Realizar três pesquisas de palavra-chave, por dia de forma gratuita, sem necessidade de se registrar;
  • Centenas de resultados para cada palavra-chave;
  • Pesquisa de palavras-chave ilimitada, por assinatura;
  • Receber alertas sobre sua palavra-chave quando algo muda; 
  • Materiais educativos, sobre o que os dados significam e como usar as informações coletadas pelo sistema.

Por padrão o Answer ThePublic mostra os resultados na forma de imagem da árvore, clique na guia Dados, para que as informações sejam mostradas em linhas.

Analise as opções mostradas e identifique as palavras-chave de cauda curta e longa, mais promissoras, esses termos podem ser considerados prioridade, para aprofundar em pesquisas com outras ferramentas.

6. Yoast

Yoast

Desde sua criação (2010) o Yoast já otimizou milhões de sites, e se tornou um dos plugins mais usados para SEO. Com inúmeros downloads e considerado amplamente confiável, pela comunidade WordPress, obter ajuda com o Yoast para que seu site atenda aos mais altos padrões técnicos de SEO, não é uma tarefa difícil.

O Yoast ajuda você a otimizar conteúdo para SEO, com recursos que identificam o que seu público busca na web, e orientações para desenvolver conteúdo relevante que engaje e gere tráfego.

Para iniciar o processo é preciso adicionar a frase-chave de foco da sua postagem, e a seção inteira será configurada.

Com base no tamanho do seu artigo e a sua frase-chave, a ferramenta define a melhor forma de otimização e apresenta sugestões:

  • Inserir palavras-chave principais no título, meta-tag e URL;
  • O número de palavras-chave compatível com o conteúdo;
  • Adicionar palavras-chave de foco no primeiro parágrafo;
  • Manter o comprimento ideal do título;
  • Ter links internos e externos;
  • Otimizar as imagens, colocar atributos alt;
  • O tamanho do texto adequado.

Além disso, o Yoast também visa melhorar a legibilidade do seu conteúdo, fornece pontuações por cores e orienta:

  • Inserir palavras de transição nos parágrafos;
  • Optar por parágrafos curtos ao invés de longos;
  • Ter subtítulos;
  • Evitar repetições frequentes de palavras;
  • Limitar o uso da voz passiva.

E o plug-in também avisa, quando for necessário editar título e meta-descrição, por serem muito curtos ou longos.

Uma das características do Yoast é estabelecer código de cores ao invés de pontos. Segundo os desenvolvedores, o Plug-in apresenta uma série de sugestões, sobre o que deve ser feito para obter o melhor SEO para o conteúdo, no entanto, não é objetivo dizer que uma ação é mais importante que outra, com número de pontos.

Portanto, se sua cor for verde, os objetivos foram atendidos, caso você esteja no vermelho, é necessário aprimorar mais sua otimização. E em uma fase intermediária, está a cor laranja, que significa aceitável, mas melhorias podem ser feitas.

Outro ponto importante, é que o Yoast SEO pode gerar um sitemap automaticamente, basta você acessar a função do site XML e clicar em ativado. Dessa forma suas páginas da web são rastreadas e indexadas corretamente.

Com a ferramenta você pode personalizar (título, descrição, imagem) e compartilhar com sua audiência trechos de seu conteúdo nas plataformas de mídia social, como Facebook e Twitter, de forma simples e ágil.

Outra opção que você tem no Yoast é definir o conteúdo da Cornerstone, ou seja, o conteúdo fundamental, que são os mais importantes do seu site, e as páginas que devem alcançar melhor classificação nos motores de busca. Para marcar o conteúdo é só ativar a configuração.

7. Mozbar

Moz Bar

A ferramenta MozBar é uma extensão gratuita para o navegador Chrome, desenvolvida pela MOZ empresa líder em soluções SEO. Descubra, rastreie e monitore palavras-chave, obtenha insights para produção de conteúdo, com dados consistentes e pesquisas confiáveis.

A barra de ferramentas MozBar SEO, disponibiliza métricas instantâneas da sua página da web e de seus concorrentes. E todos os resultados de pesquisa, podem ser baixados como relatório no formato CSV. 

Quando o MozBar estiver ativo e você entrar no buscador do Google, a barra inicia de forma automática no modo SERP, permitindo acesso a uma série de funcionalidades. 

Na guia Análise de Página, você tem informações sobre: 

  • Elementos na página
    • URL
    • Título da página
    • Meta descrição
    • Meta palavras-chave
    • H1
    • H2
    • Negrito/forte
    • Itálico/em
    • Texto alt

O recurso Otimização de Página disponível no MozBar, traz orientações para você aumentar a autoridade de domínio e obter classificações mais altas nas SERPs. 

São considerados: Resumo; Fatores de Otimização e Sugestões de Conteúdo na Página.

No Resumo você verifica a pontuação de otimização da página, com base em 27 fatores definidos pelos especialistas MOZ SEO. Quanto maior a pontuação, que vai até 100 pontos, menor a necessidade de otimização para uma determinada palavra-chave.

Na guia Sugestões de Conteúdo na Página, você visualiza tópicos e palavras-chave sugeridos, organizados em ordem descendente de relevância. Esses dados são selecionados para ajudar você a desenvolver um conteúdo aprimorado para SEO, e relevante para sua audiência.

No Fatores de Otimização, o MozBar destaca correções importantes para melhorar o SEO da página, em relação à palavra-chave que você pesquisou. Sendo que, cada correção possui um botão “como otimizar”, que vai ajudar você nos ajustes necessários.

É importante destacar, que o MozBar fornece excelentes recursos para você otimizar sua página web, analisar o conteúdo de seus concorrentes, melhorar autoridade de domínio, autoridade da página e métricas de link.

Mas algumas outras ferramentas, que podem ajudar ainda mais no SEO para conteúdo, são disponibilizadas pela Moz e podem ser acessadas ao ter uma conta na plataforma. Alguns exemplos desses recursos são:

Explorador de palavras-chave

Moz keyword explorer é uma das melhores ferramentas para pesquisar palavras-chave. 

  • Pesquise uma palavra-chave específica;
  • Extrair palavras-chave de um domínio, subdomínio ou página da web.

Na visão geral do keyword explorer, você tem acesso a dados como:

  • Sugestões de palavras-chave;
  • Volume de pesquisa mensal da palavra-chave;
  • Dificuldade da palavra-chave;
  • CTR orgânico; 
  • Análise de SERP. 

Sugestões de palavras-chave

Na guia sugestões de palavras-chave, estão listadas em ordem descendente de relevância, todas as palavras-chave relacionadas a sua pesquisa. É só clicar no ícone de pesquisa em cada palavra-chave, para obter outras informações.

As ferramentas disponibilizadas pela Moz, contém alguns dos recursos mais poderosos para SEO que estão disponíveis no mercado, e você pode ver tutoriais aprofundados sobre essas ferramentas no site da Moz.

8. Keywords Everywhere

Keywords Everywhere

Keywords Everywhere é uma extensão gratuita e facilmente instalada nos navegadores Chrome ou Firefox, que permite pesquisar palavras-chave de forma rápida, diretamente na SERP do buscador. 

Em cada pesquisa que é feita, a ferramenta mostra widgets, com uma lista de palavras-chave relacionadas. Como também, informações de concorrência da palavra-chave no Google. 

No canto superior direito de cada SERP do Google, está disponível um botão para a ferramenta Keyword Finder. Esse recurso usa a API Autocomplete do Google, e fornece milhares de sugestões com palavras-chave de cauda longa, para o termo que você pesquisou.

A classificação das palavras-chave é por ordem descendente, em relação à quantidade de tráfego. E são apresentados os dados de tráfego orgânico estimado da URL/site para cada palavra-chave.

Além disso, o Keywords Everywhere fornece dados de tendência do volume de pesquisas, diretamente do Google Trends. No widget a coluna adicional “Trending %” vai informar a tendência da palavra-chave nos últimos 30 dias.

Com os recursos da extensão, é possível estimar o tráfego do Google para cada URL/site que estão entre os 20 melhores resultados na SERP, e verificar as 5000 principais palavras-chave que eles classificam.

O tráfego estimado e os dados de volume são disponibilizados por hora, dia, semana e mês. Essas informações podem ser baixadas no formato PDF, Excel ou CSV.

extensão Keywords Everywhere utiliza o Google Search para calcular os volumes mensais de pesquisa de palavras-chave. E pode ser usada em várias outras plataformas: Google Analytics, Google Trends, Keyword Planner, Ubersuggest, Moz, YouTube, Bing, Amazon, etc.

Em plataformas como Google Analytics, as palavras-chave são visualizadas na tabela de relatórios do seu site. O Keywords Everywhere também adiciona colunas na tabela, com dados do volume de pesquisa, concorrência e custo por clique (CPC), das palavras-chave.

Entre as funcionalidades do Keywords Everywhere, estão:

  • Análise de qualquer URL para obter palavras-chave do conteúdo, densidade das palavras-chave e dados de volume;
  • Estimativa mensal de tráfego e as 500 principais palavras-chave que uma URL classifica;
  • Insights de termos no YouTube e YoutTube Tags;
  • Gráfico de tendência no Google e YouTube, com dados de volume;
  • Palavras-chave e relacionadas, no Google e Bing;
  • Suporte para mais de 15 plataformas, incluindo: Google Search Console, Google Analytics, Bing, YouTube, Amazon.
  • Dados de tendência do volume real de pesquisa, CPC e concorrência, da palavra-chave para cada um dos últimos 12 meses.

Vale observar que a versão gratuita desse add-on para navegador, não disponibiliza dados de volume nas pesquisas.

9. Google Analytics

Google Analytics 4 (GA 4) reúne várias ferramentas com recursos avançados, em uma única interface, para você entender com detalhes o comportamento de quem visita seu site. 

É sem dúvidas, a ferramenta analítica mais popular, disponibilizada de forma gratuita pelo Google. Você vai ter insights exclusivos e recursos de aprendizado de máquina do Google, para aproveitar seus dados ao máximo. 

Por meio de análise de dados de acesso, comportamento e navegação dos usuários em sites e aplicativos, o GA 4 consegue disponibilizar através de uma série de relatórios (gráficos e dados), análises importantes de tráfego, otimização de páginas, implementação de testes, estratégias de negócios e marketing digital.

Ao acompanhar a jornada do usuário no site, você tem uma visão completa das ações e interações com seu conteúdo. O Google Analytics 4 apresenta listas das páginas com melhor desempenho, e você consegue mensurar os resultados das suas páginas da web, verificar quais são populares, consideradas mais relevantes pelos usuários e visualizadas com maior frequência. 

Esses são recursos que permitem explorar as palavras-chave corretas, criar conteúdo relevante, desenvolver campanhas de marketing assertivas, e avaliar os resultados em termos de experiência do usuário, permanência, tráfego e conversões.

O recurso de visualização de páginas pode mostrar o nível de engajamento com seu conteúdo. Um usuário que visualiza mais de uma página por visita, deixa claro que está interessado nas suas postagens.

No Google Analytics para entender melhor sua audiência, você também pode aplicar testes A/B, para descobrir qual tipo de conteúdo é ideal para cada público e os canais que geram maior retorno e devem ser priorizados.

No que se refere a taxa de rejeição do site, é preciso considerar que se refere ao percentual de visitantes, que saem do site depois de acessar uma única página. Em blogs, devido ser mais comum entrar para ler uma postagem e sair em seguida, essa métrica pode ser alta.

Para aumentar a retenção o ideal é manter conteúdo consistente, relevante, atualizado e com palavras-chave otimizadas.

Os dados do Google Analytics também mostram como os visitantes chegam em seu site, por exemplo, o número de pessoas que acessam sua página através de pesquisas orgânicas, anúncios, backlink, banners, redes sociais, e-mail por newsletters ou URL no navegador. 

E você vai identificar o dispositivo que o usuário utiliza para interagir com suas páginas, se é um desktop ou celular, essas informações ajudam você a aprimorar design e navegação. 

Atualmente o Analytics está na sua 4ª versão, e traz algumas diferenças importantes em relação ao Analytics Universal padrão, como:

Análises preditivas, insights obtidos de dados em grande escala, abordagem de métricas com probabilidade de compra, receita e rotatividade. Permitindo criar públicos com base em comportamentos previsíveis. 

No GA4 as interações do usuário são medidas de forma separada e representadas como eventos, o que resulta em métricas otimizadas.

O Analytics está mais flexível, permite que você crie seu próprio painel e acesse os relatórios que são do seu interesse. A ferramenta tem integração com o Google Data Studio, assim, as visualizações dos relatórios estão ainda mais refinadas.

A integração das ferramentas e dos dados, tem maior eficiência no que se refere a segmentação. A forma de análise está mais granular, e você vai obter maior precisão e eficácia na hora de mapear a jornada do seu cliente.

É importante ressaltar, que o GA 4 mostra a experiência do usuário do início ao fim, de forma integrada e unificada de uma plataforma para outra, isso inclui, aquisição, engajamento, monetização e retenção. 

Quando você consegue mapear as etapas da jornada do seu cliente, é mais fácil desenvolver estratégias adequadas de conteúdo e obter sucesso.

O Analytics não tem mais como base a simples coleta de dados, com o fim dos “cookies”, o foco da ação passa a ser Machine Learning. E independente do canal de acesso, o interesse passa a ser “comportamento”, e uma abordagem não de ferramenta de análise de tráfego, mas sim, de Business Intelligence.

Alguns eventos estão configurados por padrão, como: rolagens, pesquisa no site, cliques de saída, downloads de arquivos e engajamento por vídeo. O GA 4 possui 12 eventos pré-configurados para sites e 85 para aplicativos.

São métrica exclusivas do GA 4:

  • Sessões engajadas: sessões contadas após o usuário ficar com a página da web ou aplicativo, aberto em primeiro plano por pelo menos 10 segundos;
  • Sessões engajadas por usuário: inclui o status de engajamento da sessão e a duração do engajamento do usuário.
  • Tempo de engajamento: a duração de uma sessão, mede o tempo que o a página da web ou aplicativo, ficou em primeiro plano no navegador ou celular do usuário;
  • Taxa de engajamento: o percentual de sessões em que ocorreu interação, ou seja, que permaneceram por mais de 10 segundos com a página web ou aplicativo aberto em primeiro plano.

Veja o passo a passo do Google para configurar o Google Analytics 4 em site ou aplicativo.

No dia 1 de julho de 2023, as propriedades do Analytics Universal padrão, deixam de processar informações, e os novos dados serão transmitidos apenas para as propriedades do Google Analytics 4.

A melhor maneira de aproveitar todos os recursos do Analytics para seu marketing de conteúdo, é aprender mais sobre a ferramenta, o Google Analytics Academy é uma opção interessante.

10. Google Search Console

Google Search Console (GSC) reúne recursos importantes, para otimizar sua estratégia de conteúdo e melhorar a classificação do seu site no tráfego orgânico.

A ferramenta traz insights valiosos e estatísticas detalhadas, das métricas de desempenho técnico das suas páginas da web, sobre o que seu público busca no Google, e o que precisa de maior atenção em seu site. 

E o primeiro passo é confirmar que suas páginas não contêm erros ou bloqueios, e podem ser rastreadas pelo Googlebot. Você visualiza esses dados na seção Cobertura do Google Search.  

Quando sua página aparece em uma SERP do Google, é chamado de Impressão. Portanto, o ideal é que sua página tenha muitas impressões, para aumentar as chances da sua audiência acessar seu conteúdo.

E isso também está relacionado a otimização do SEO na página e no conteúdo. Uma série de informações podem ser acessadas na opção Desempenho do GSC, e você vai ver como as pessoas interagem com seu conteúdo.

Na guia Impressões Totais, você acompanha em um gráfico a tendência das suas impressões, e consegue analisar como está funcionando suas ações de marketing de conteúdo. Observe as palavras-chave que trazem maior tráfego e invista nelas.

Outro ponto, é procurar rastrear seus cliques, para ver como as pessoas interagem com seus resultados na pesquisa do Google. Acesse esses dados na página Desempenho, em Cliques Totais. Você pode aumentar os cliques, otimizando seu conteúdo, melhorando tags de títulos e descrições.

Use o Google Search para saber as palavras-chave que seu site está classificando. Você pode adicionar algumas variações dessas palavras-chave para otimizar seu conteúdo, ou usar em novos tópicos no site. E assim, aumentar suas chances de classificar por palavras-chave semelhantes. 

Na página Desempenho, vá até a caixa Consultas para ver uma lista por cliques e impressões. Analisar suas consultas de pesquisa, além de ajudar a melhorar um conteúdo já classificado, também permite identificar lacunas para se aprofundar e agregar ainda mais valor com novos conteúdos.

Esses dados podem ser exportados para Excel ou no formato CSV.

O Google Search Console consegue identificar as páginas com melhor desempenho e as palavras-chave que elas classificam. Uma página que não está obtendo bons resultados, pode ter uma palavra-chave muito competitiva, ou até mesmo, ter um problema de indexação.

Esses dados são disponibilizados na página Desempenho, na guia Páginas. 

Você vai ter uma lista de todas as páginas que aparecem no Google, com número de impressões e cliques. Veja quais palavras-chave estão classificando, ao clicar na página e na guia Consultas.

11. Google Trends

Google trends

Google Trends é uma ótima forma de encontrar trending topics, ou seja, saber o que as pessoas estão buscando em tempo real, na web. Dessa forma, fica mais fácil conhecer as tendências, analisar o interesse sobre um tópico, definir temas relevantes, encontrar palavras-chave, criar conteúdo significativo para seu público e publicar no momento certo.

Com os recursos você vai conhecer a popularidade dos tópicos do seu nicho, acompanhar em gráficos e dados, as pesquisas que estão em alta, além de:

  • Entender o comportamento do seu público;
  • Visualizar o interesse por um tópico ao longo do tempo;
  • Definir o tipo de conteúdo a ser publicado;
  • Encontrar palavras-chave principais e palavras-chave alternativas;
  • Ver o interesse sobre tópicos no mundo, ou em uma cidade;
  • Explorar as tendências no YouTube;
  • Criar conteúdo com base em pesquisas reais, feitas no Google.

Os dados de tendências são uma amostra imparcial das informações pesquisadas no Google, são anonimizados, determinados por categorias e agrupados. 

A ferramenta Trends Explorer permite que você pesquise por um determinado tópico ou um conjunto de termos. Veja o interesse sobre uma palavra-chave ao longo do tempo, o lugar em que é mais pesquisada e o que mais as pessoas procuram sobre o tema.

O contexto dos números no Google Trend, estão relacionados a indexação de 0 até 100, onde o interesse máximo de pesquisa (Pico), para a hora e local selecionados, é identificado em 100%.

No gráfico o eixo horizontal representa o tempo e a linha vertical, o volume de buscas.

São duas maneiras de filtrar esses dados, em tempo real, com uma amostra de tendências dos últimos sete dias. Em tempo não real, onde as informações podem ser de aproximadamente 36 horas atrás, ou uma data até o ano de 2004. Portanto, dados que representam todas as pesquisas do Google, como também, insights de poucos minutos, após um evento ter acontecido.

E refinar a pesquisa por: categorias (computadores e aparelhos eletrônicos, esportes, hobbies e lazer, finanças, etc.); tipo de busca (pesquisa na web, YouTube, imagens, notícias, Google Shopping)

É um conjunto de dados gigantesco, único e poderoso, que podem deixar claro sobre o que os usuários do Google estão curiosos, e simplificar o uso, entendimento e compartilhamento dessas Tendências.

Que vai ajudar você a encontrar ideias para conteúdo, com base nos termos mais pesquisados. Verificar o crescimento e queda das palavras-chave relacionadas ao seu nicho de mercado. E comparar termos e tópicos, para saber qual tem maior relevância, e que você deve usar.

Para aumentar ainda mais os resultados no Marketing de Conteúdo, você pode combinar o Google Trends com os recursos de uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave.

12. Google Autocomplete 

Ao começar a digitar uma palavra na caixa de pesquisa, começam a aparecer outros termos relacionados ao que você está pesquisando, é a funcionalidade Google Autocomplete ou autocomplete predictions, que está ativa.

Essas sugestões são geradas de forma automática, com base em pesquisas reais, analisando consultas do Google Search e de tendência do Google Trends.

O Google também considera a grafia correta das palavras e a localização de quem pesquisa, para aumentar a relevância do autocomplete.

Portanto, não são apenas palavras para completar uma pesquisa, mas sim, um recurso complexo que exibe consultas relevantes, relacionadas às palavras-chave que estão em alta, porque o banco de dados que gera as previsões de busca do Google Autocomplete é atualizado constantemente.

O que torna o preenchimento automático do Google, uma ferramenta importante para você compreender o comportamento, os interesses e as dúvidas do seu público, e a partir disso, criar conteúdo útil para essa audiência.

Mas lembre-se que o Google considera seu histórico de navegação para dar sugestões. Então, antes de começar sua pesquisa, o indicado é usar uma aba com navegação anônima, e a seguir digitar suas palavras, para ver os resultados.  

O autocomplete é uma ótima opção para encontrar algumas das melhores palavras-chave, especialmente long tail (cauda longa). Experimente adicionar as suas palavras-chaves preposições (para), perguntas (como, quando, onde), e encontre termos mais específicos nas pesquisas.

13. Google Keyword Planner

Google Keyword Planner vai ajudar você no planejamento de palavras-chave, para sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Essa ferramenta integra o Google Ads, e foi projetada para descobrir palavras-chave importantes, e fornecer dados relevantes sobre elas, como média mensal de pesquisas, concorrência e custo em anúncio.

A pesquisa de palavras-chave é um dos pontos mais importantes, para classificar sua página da web nos resultados de pesquisa orgânica. É avaliando quais palavras-chave funcionam melhor, que você encontra novas ideias de conteúdo, aprende mais sobre sua audiência, otimiza sua estratégia de marketing, e mantém seu público atualizado, com tópicos do seu nicho de mercado.

Quando você começa a pesquisar palavras-chave, a ferramenta do Google descobre sugestões e mostra uma lista de palavras-chave relacionadas. Quanto mais ampla for sua pesquisa inicial, mais sugestões a ferramenta apresenta.

Em geral, palavras-chave mais amplas têm mais pesquisas, e quanto mais específicas menos. Se a sua estratégia é conteúdo com foco em pessoas com grandes chances de compra, termos mais específicos podem ajudar.

Com o Keyword Planner você vai saber a frequência com que cada palavra-chave é pesquisada mensalmente. A relevância dessa informação, para produção de conteúdo, é que você não vai querer usar um tópico que ninguém está buscando, como também, não é uma estratégia eficaz, escolher um termo com grande concorrência, porque são muito competitivos, e podem dificultar sua classificação em uma SERP.

Mesmo o Keyword Planner sendo projetado para integrar o Google Ads, ele é uma ótima ferramenta para pesquisa e planejamento de palavras-chave de SEO.  Até porque, em uma campanha de anúncios do Google Ads é importante que seu Marketing de Conteúdo esteja otimizado para SEO, e ambos necessitam das melhores palavras-chave, para gerar tráfego.

O Keyword Planner é gratuito, mas quando você for acessar a ferramenta, o Google pede que primeiro configure uma campanha no Ads, mesmo que não pretenda usar o planejador para anúncios. Portanto, você vai precisar ter uma conta no Google Ads, e iniciar a configuração de uma campanha de anúncios. 

Em seguida, você pode buscar ideias de palavras-chave digitando palavras, frases ou adicionando URL. Inserir uma URL no Keyword Planner pode ser uma opção, para descobrir todas as palavras-chaves das páginas dos seus concorrentes.  

Entre os filtros mais importantes para sua pesquisa de palavras-chaves, estão: texto da palavra-chave (incluída ou excluída), média de pesquisas mensais e concorrência.

Na opção de texto da palavra-chave, sua pesquisa pode excluir palavras e frases específicas, ou da mesma forma, incluir. Além de filtrar palavras do tipo pergunta (como) e os 5 Qs (quem, o quê, quando, onde, por que).

14. Google Alerts

O Google Alerts é uma ferramenta gratuita, fácil de usar e uma opção eficaz para descobrir tendências e monitorar conteúdo relacionado a um tópico ou palavra-chave de seu interesse. 

Observe que você também pode colocar no Alerta do Google palavras-chave de cauda longa, frases, ou termos específicos, para serem rastreados.

As notificações são enviadas por e-mail quando as palavras ou frases, incluídas em um alerta, aparecem em canais de notícias, sites e blogs.

As respostas do Google Alerts são uma fonte extensa para produção de conteúdo relevante, que vai ajudar a gerar autoridade para seu site.

Suas buscas podem coletar uma série de informações, como por exemplo, sobre: o nome da sua empresa, produtos ou serviços; dados sobre seus concorrentes; reputação da sua marca; além de seus tópicos favoritos.

Os alertas são úteis para você obter feedbacks de produtos e serviços, através de perguntas, comentários e avaliações dos clientes, que são publicadas na web. Acompanhar as postagens da sua concorrência, lançamentos de produtos ou campanhas de promoções.

Rastrear palavras-chave, permite verificar como esses termos estão sendo usados, encontrar palavras-chave semelhantes e otimizar suas estratégias de conteúdo. 

Para obter informações de maior relevância, o ideal é que os critérios não sejam muito amplos, e o uso de Aspas (“..”) nas palavras-chave, são o primeiro ponto para uma busca ser precisa. 

Outro método para ajudar a filtrar as pesquisas, é usar palavras-chave negativas, elas são removidas dos resultados, e basta você colocar um sinal de menos (-) na frente de um termo. 

Nas configurações do Google Alerts você pode definir:

  • Frequência para receber as mensagens: quando disponível, no máximo uma vez por dia ou no máximo uma vez por semana;
  • Fontes de notícias: notícias, blogs, web, vídeos, livros, discussões, finanças ou automático;
  • Idioma;
  • Quantos: somente os melhores resultados ou ver todos;
  • Enviar para: endereço de e-mail.

O Google Alerts disponibiliza uma pré-visualização dos últimos resultados indexados pelo Google, para o termo pesquisado.

Conclusão

São muitas ferramentas com recursos poderosos, que podem auxiliar na criação de conteúdo valioso para sua audiência. Você pode descobrir o que seu público busca quando pesquisa na web, e obter ideias para fornecer as melhores respostas.

Marketing de conteúdo já provou ser uma das formas mais eficazes de promover blogs, sites, produtos, serviços, marcas e empresas. Portanto, experimente mais de uma ferramenta, para determinar quais realmente atendem de forma efetiva o que você precisa, combine recursos para alcançar resultados consistentes.

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Stephane Bandeira

Stephane Bandeira

Consultora e Especialista em SEO

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