SEO para Youtube: Como ter mais acessos no YouTube

Se a pergunta é: como aumentar as visualizações no YouTube? Tem uma dica infalível que vai fazer o seu esforço na produção de bons vídeos, ser recompensado com audiência, ranking e inscritos: aplicar técnicas de SEO para YouTube.

Afinal, se é para crescer no YouTube, uma boa ideia é aprender com os melhores e se inspirar neles, SEO e Google, são inspirações excelentes.

O que é importante saber sobre SEO do YouTube? Que sem seus vídeos estarem otimizados para SEO, conseguir que o YouTube recomende seu vídeo na plataforma pode ser uma tarefa árdua e com baixo índice de eficácia. 

No entanto, com as estratégias certas de SEO, o seu canal do YouTube ganha autoridade e aumenta o número de inscritos. Já os vídeos, conseguem alcançar melhores classificações, gerar mais tráfego, marcar presença nos views e aumentar as conversões. 

Ou seja, SEO para YouTube, tem um enorme impacto na sua vida pública no YouTube, no algoritmo que vai recomendar seus vídeos, e no sucesso do seu canal.

Portanto, é preciso entender sobre SEO e como funciona o SEO para YouTube.

O que é SEO?

SEO é um acrônimo para ‘Search Engine Optimization’, que significa, otimização de mecanismos de pesquisa, e se refere ao bom desempenho de uma página da web, nos resultados de pesquisa orgânica, de buscadores como Google e Bing.

Aplicar técnicas de SEO, está relacionado tanto a integridade técnica do site, quanto ao desenvolvimento de conteúdo de alta qualidade. SEO permite melhorar a visibilidade, classificação e tráfego, de uma página nos mecanismos de pesquisa.

Otimizar uma página da web para SEO inclui: palavras-chave, tags de título e descrição, estrutura de links, tags de imagem, design responsivo, tempo de carregamento, facilidade de navegação, entre muitos outros fatores, que os bots consideram para melhorar o rankeamento.

Esse processo pode ser visto da seguinte forma: um mecanismo de busca como o Google, um usuário que pesquisa e procura encontrar um conteúdo com informações úteis sobre um assunto, para atender outro usuário, que quer a melhor resposta para sua pergunta.

O Google sabe o que seus usuários querem e vai procurar dar isso a eles. Quando você segue as práticas recomendadas de SEO, consegue obter um efeito notável na experiência de ambos.

O que é SEO para YouTube?

SEO para YouTube é uma forma eficaz de ajudar o algoritmo de recomendação do YouTube, a encontrar, entender, indexar e apresentar seus vídeos, para o seu espectador. 

Após investir na produção de um bom vídeo, negligenciar a otimização para os algoritmos do YouTube, é como deixar seu conteúdo ao acaso, o que se restringe a umas poucas visualizações, e resulta em menor número de inscritos no canal.

Considere que o YouTube é o segundo site mais visitado do mundo, o primeiro é o Google. Sendo que no buscador, YouTube é o terceiro termo mais pesquisado.

Bilhões de pesquisas mensais, tornaram o YouTube o segundo maior mecanismo de pesquisa, e a maior biblioteca de vídeos da web. 

Portanto, não é apenas publicar um vídeo, que vai atrair visualizações. Se para muitos, a recompensa com um número alto de views, é uma combinação de sorte, tempo e conteúdo interessante.

Especialistas em SEO para YouTube, optam por ações proativas, conteúdos estratégicos, e o uso de técnicas de SEO, para os vídeos serem recomendados pelo algoritmo, alcançarem melhores classificações, e conseguirem um número de visualizações expressivas dos espectadores. 

Porque SEO para YouTube é importante?

Os resultados de pesquisas, as recomendações dos vídeos sugeridos na barra lateral, são determinados por IA, que tem como principal função: fazer um usuário assistir o vídeo, e continuar assistindo, assistindo …

Algoritmos de recomendação, buscam dados precisos, conteúdo que nas análises é considerado relevante para os usuários. Enquanto, os espectadores querem assistir bons vídeos.

Como o mais importante para o sistema de recomendação do YouTube, é a satisfação do espectador, o algoritmo vai procurar encontrar vídeos que atendam os interesses pessoais de cada espectador. 

O SEO para YouTube é importante, a partir do momento, em que permite estruturar etapas técnicas, que facilitam encontrar seus vídeos nas pesquisas do algoritmo de recomendação do YouTube. 

Afinal, no mundo são mais de 1 bilhão de horas de vídeos do YouTube assistidos, todos os dias. No entanto, mais de 500 horas de vídeos são carregadas a cada minuto, na plataforma do YouTube. Fonte: Statista

Esses números evidenciam como usar estratégias de SEO para YouTube é fundamental, de outra forma, as chances do algoritmo de recomendação do YouTube, encontrar e recomendar seus vídeos para seu público de interesse, só diminuem, a cada dia.

O primeiro algoritmo de recomendação do YouTube

Aumentar as visualizações de seus vídeos, também inclui, entender como o algoritmo de recomendação do YouTube decide, classificar e recomendar um vídeo. 

No início as recomendações dos vídeos eram baseadas em popularidade, e isso tem a ver com a criação do YouTube.

O YouTube foi oficialmente lançado em 2005. Mas a inspiração para criar um site de compartilhamento de vídeos, segundo seus fundadores, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim (do vídeo Me at the zoo), acontece em 2004, por dois incidentes: a polêmica apresentação no SuperBowl, em que Justin Timberlake puxa a roupa de Janet Jackson, e o tsunami que arrasou o sudeste asiático nesse ano.

O sistema de recomendação do YouTube, por muitos anos (até 2011), recomendou vídeos que atraiam mais visualizações ou cliques. Porém, essa prática acabou potencializando estratégias de clickbait, onde títulos sensacionalistas e miniaturas de vídeos enganosos, eram usados como “caça-cliques”, para alavancar publicidade. 

Atualmente, segundo o YouTube, o tempo de exibição de notícias oficiais aumentou drasticamente, e o consumo de conteúdo limítrofe nas recomendações está abaixo de 1%. 

O que o algoritmo do YouTube considera para recomendar um vídeo?

O YouTube em suas recomendações segue o propósito de: encontrar o vídeo certo para a pesquisa realizada, e motivar o usuário a continuar assistindo vídeos.

Esse sistema de recomendação, que é o algoritmo do YouTube, diz respeito a três fatores:

  • Seleção de vídeos para a página inicial do YouTube;

  • Classificação dos resultados das pesquisas;

  • Sugestão de vídeos para o usuário assistir em seguida.

Em 2021, o YouTube revelou que vídeos instrutivos e explicativos geralmente recebem a maior parte do tráfego de pesquisa. Já a página inicial e os vídeos sugeridos, originam a principal fonte de tráfego, para a maioria dos canais da plataforma. 

Para decidir sobre a exibição de um vídeo para o usuário, o YouTube considera, questões como:

  • Personalização: está relacionado ao histórico de navegação, e as preferências do usuário;

  • Performance: o sucesso do vídeo associado ao engajamento e satisfação da audiência;

  • Fatores externos: público em geral, interesse do tema, concorrência e sazonalidade do assunto.

Como acontece a seleção de vídeos na página inicial do YouTube

Quando uma pessoa acessa o YouTube, a plataforma exibe uma série de vídeos, que esse usuário pode ter interesse em assistir. Nesse momento o algoritmo ainda não definiu parâmetros sobre as preferências do usuário, portanto, é exibido na tela uma variedade ampla de vídeos.

Esses vídeos da página inicial, são classificados com base em fatores como:

Desempenho

O YouTube mede o desempenho de um vídeo, observando métricas como: taxa de cliques, tempo médio de visualização, percentual médio de visualização, curtidas, não gostei, compartilhamento e as pesquisas dos usuários.

Quando um vídeo é publicado, o YouTube mostra ele na página inicial para alguns usuários, e se esse vídeo obtém cliques, curtidas, compartilhamento, é assistido até o final, entre outros fatores, a plataforma vai mostrar ele novamente em sua página inicial.

Personalização

O YouTube recomenda vídeos que considera relevantes, para os interesses de seus usuários, com base no histórico de exibição. O algoritmo identifica se o usuário tem preferência por determinados temas, assiste vários vídeos de um canal específico, e vai oferecer esse conteúdo.

À medida que ocorrem mudanças no comportamento do usuário, em relação aos seus interesses e afinidades, o YouTube identifica e altera as sugestões. 

Como o YouTube indica vídeos para serem assistidos em seguida?

Os vídeos para o usuário assistir em seguida, aparecem como lista no lado direito da tela. O Youtube relaciona os vídeos assistidos com o interesse sobre determinado tópico, para apresentar opções. Essas recomendações, também consideram desempenho e personalização, além de:

  • Vídeos relacionados ao tema pesquisado;

  • Vídeos que geralmente são vistos juntos;

  • Vídeos que fazem parte do histórico de exibição do usuário.

Como criar um canal no YouTube? É fácil e rápido.

Se você já tem um canal no YouTube, o passo seguinte são as estratégias de SEO para YouTube. Caso contrário, é preciso um canal para publicar seus vídeos, e ter uma presença pública na plataforma do YouTube. 

Pode ser um canal pessoal, em que você gerencia sua conta, ou um canal para sua marca, que permite mais de um administrador.

Defina a voz do seu canal, com base no que desperta o seu interesse, e que vai fazer as pessoas se identificarem com seus vídeos.

Escolha o nome do canal, seu ícone, banner e trailer, esses elementos fazem parte do seu branding, diferenciam seu canal no YouTube, e também, atraem espectadores. A plataforma disponibiliza ferramentas para essa personalização.

Veja como criar seu canal no YouTube é fácil, seguindo o passo a passo do vídeo.

Realce a marca do seu canal

O ícone é o seu logotipo, que aparece na página do seu canal, e nos comentários que você fizer na plataforma do YouTube. A sua marca precisa ser facilmente identificada, mesmo em tamanho pequeno.

Crie um trailer 

Use as configurações de personalização do YouTube, para aproveitar ao máximo o vídeo em destaque na página do seu canal. Para quem não é inscrito no canal, configure um trailer que mostra o que o espectador pode esperar dos vídeos, e porque deve se inscrever. Já para quem faz parte do canal, apresente seu melhor conteúdo, para ser visualizado no trailer da página. 

Desenvolva uma descrição do canal

Na página “Sobre”, você tem até 1.000 caracteres para descrever seu canal, faça um texto curto que destaque o seu conteúdo, e ajude seus vídeos a conseguir mais espectadores.

Mostre para sua audiência quem você é, o seu propósito com o canal, e porque as pessoas devem se inscrever e assistir seus vídeos. 

Crie uma descrição fluída e natural, mas que deve ressoar poderosa e cativante, para despertar a atenção do seu público de interesse.

Personalize sua URL

URL padrão do seu canal, geralmente, não é o ideal. A boa notícia, é que você pode alterar e personalizar no YouTube Studio, diretamente na plataforma. Já a má notícia, é que você precisa de 100 assinantes, para depois solicitar um URL personalizado no YouTube. Portanto, esse é seu primeiro marco de inscritos.

19 dicas de SEO para YouTube: estratégias valiosas

1. Melhore o ranking no Google com vídeos do YouTube

Usar SEO para Youtube´, também é uma forma de melhorar seu ranking, nas páginas de resultados do Google. Isso porque os vídeos do YouTube, tem destaque nas SERPs do Google. É bom lembrar que o Google comprou o YouTube em 20026.

Portanto, seguir as técnicas de otimização nos seus vídeos, com bons títulos, descrições corretas e tags com as melhores palavras-chave, vai ajudar o Google a indexar seu conteúdo de forma mais rápida, o que vai melhorar o rankeamento nas páginas de resultados.

O Googlebot vai entender seu vídeo, através das informações na sua descrição. Sendo assim, ela precisa ser pensada para que usuários, e algoritmos dos buscadores YouTube e Google, compreendam o assunto do seu vídeo. Isso também é sobre palavras-chave corretas.

Na descrição dos seus vídeos, inclua link para sua página da web, antes da dobra. Colocar o link do próprio vídeo no final da descrição, pode facilitar os sites que buscam vídeos para compartilhar em suas páginas.

Escolha as melhores palavras-chave para as tags do seu vídeo, procure identificar essas palavras em tags de vídeos com conteúdo semelhantes, que possuem bom posicionamento e visualizações na plataforma. 

Então: acesse um vídeo semelhante ao que você pretende postar, clique com o botão direito do mouse, escolha , dê um . Digite no campo de pesquisa que foi aberto a palavra: keywords. Feito!

Links externos direcionados para seu conteúdo, são apreciados tanto pelo Google, como YouTube. Por isso, é importante compartilhar seus vídeos em blogs e redes sociais, para aumentar relevância e ranking.

Aumento de vídeos curtos nas SERPs

É importante destacar, que de acordo com Danielle Marshak, Google Product Manager, em entrevista ao podcast do SEJ (Search Engine Journal), o Google está desenvolvendo formas de exibir vídeos curtos, com maior frequência em suas SERPs.

Isso acontece, devido ao aumento cada vez mais expressivo dos vídeos nesse formato, e por conseguirem transmitir informações em menor tempo.

2. Crie conteúdo de qualidade 

Entre várias métricas do YouTube, as principais dizem respeito ao maior tempo de exibição e envolvimento com seu canal, o que está diretamente relacionado, à qualidade do conteúdo que é publicado.

Um espectador vai passar mais tempo em seu canal, se gostar do conteúdo. O seu sucesso e o do YouTube, dependem disso. Sendo assim, é fundamental o seu conhecimento sobre o assunto do vídeo, e para que as pessoas entendam com facilidade, o conteúdo precisa ser claro e consistente.

Como inspiração, considere analisar os criadores de conteúdo com quem você se identifica e gosta de assistir, use como referência na criação dos seus vídeos para o YouTube.

Um ponto importante, seu conteúdo deve seguir as diretrizes da comunidade do YouTube.

A partir do conteúdo pronto, as otimizações de SEO para YouTube, ajudam a potencializar os resultados dos seus vídeos. 

3. Pesquise palavras-chave para YouTube

Em SEO para YouTube, palavras-chave é o que move a plataforma de vídeos.

Sobre o que é o vídeo, em quais categorias está relacionado, quem pode ter interesse em assistir, essas são algumas perguntas que a palavra-chave correta é ágil em responder, quando o algoritmo de recomendação do YouTube analisa seu vídeo.

Por ser uma plataforma de vídeo e um mecanismo de busca, é possível realizar uma pesquisa de palavras-chave no YouTube, da mesma forma que é feito para um blog no Google. 

Ou seja, quando você faz uma pesquisa no YouTube, o autocomplete da plataforma, disponibiliza de forma automática, sugestões de palavras-chave, com tópicos do momento, frases mais populares e respostas para o que as pessoas estão perguntando.

Muitos usuários encontram vídeos no YouTube, pesquisando no Google. Se você usar uma palavra-chave na pesquisa do Google, e como resposta aparecerem uma série de vídeos do YouTube, no topo da SERP, a palavra-chave tem relevância, tanto para o Google, quanto YouTube.

Ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google ADS e Google Trends, podem ajudar a encontrar as palavras que estão em alta, e a melhor palavra em relação ao volume de buscas. 

Nas tags de vídeos que obtêm bom ranking, também é possível encontrar palavras-chave relevantes, no entanto, para elas ficarem visíveis é preciso exibir o código fonte da página e buscar por keywords.  

4. Use palavras-chave nos locais corretos do vídeo

Após identificar as melhores palavras-chave, é preciso incluir nos seguintes lugares:

  • Nome do arquivo do vídeo, como por exemplo: mat-pilates.mp4;

  • Título do vídeo, com uma linguagem natural, atraente e chamativa: Mat Pilates: como ter um abdômen definido;

  • Descrição do vídeo no YouTube, nas primeiras linhas acima da dobra;

  • Script do vídeo, legendas, closed captions.

5. Crie títulos atraentes

Com tantos vídeos falando sobre o mesmo tema, você precisa convencer seus inscritos e quem ainda não conhece seu canal, a clicarem nos vídeos que são postados, e os títulos podem influenciar nessa decisão.

Entre as principais características, que devem ser observadas em um título, estão: ser fácil de encontrar na pesquisa, e ser atrativo, para chamar a atenção do usuário. Procure incluir as palavras-chave no início. 

O que é um título fácil de ser encontrado?

O título encontrado facilmente, é aquele que em uma pesquisa no Google ou YouTube, as palavras sobre seu vídeo aparecem como sugestão. Já o título atrativo, tem que ser interessante o suficiente, para convencer a pessoa a clicar, quando visualizar seu vídeo na linha do tempo do YouTube. 

Como por exemplo: Pilates – 5 dicas para definir o abdômen. Além de ser um título interessante, ajuda a aumentar o tempo de exibição do vídeo, porque as pessoas vão querer saber sobre as cinco dicas, e acompanhar o vídeo até o final.

6. Desenvolva uma boa descrição

Por que a descrição do vídeo é importante?

Os motivos para elaborar uma boa descrição são vários, dois pontos importantes que precisam ser observados:

  • Experiência do usuário: as pessoas podem entender sobre o vídeo, antes de clicar e assistir.

  • Resultados da pesquisa: os algoritmos do YouTube se tornam cada vez melhores em entender o conteúdo dos vídeos, e mesmo assim, os títulos e descrições são fundamentais na pesquisa.

A primeira frase da descrição vai aparecer na pesquisa, portanto, ela precisa ser original e relevante. 

Procure usar palavras-chave relacionadas, e repita (duas a três vezes), na descrição do vídeo, sendo que a palavra-chave principal deve aparecer pelo menos uma vez, já no início da frase. Outro ponto importante, é inserir um link para seu site, acima da dobra, antes do botão “mostrar mais”.

O algoritmo do YouTube e os usuários prestam mais atenção nas primeiras frases, por isso não deixe a explicação sobre o vídeo e canal, após a dobra.

Sem esquecer que o número excessivo de palavras-chave, é motivo de penalização pelo YouTube.

7. Procure destacar as miniaturas (thumbnail)

Muitos usuários do YouTube se inscrevem em vários canais, com isso, uma série de miniaturas dos vídeos aparecem no feed dessas pessoas todos os dias. Outros espectadores não conhecem seu canal, nem seus vídeos. 

A miniatura do seu vídeo é a primeira coisa que o usuário vai visualizar no YouTube. Se um título pode ser responsável por 40% das intenções de cliques em um vídeo, a thumbnail fica com os outros 60%.

Por esses motivos, a sua miniatura precisa se destacar das outras, e deve:  

  • Ser atrativa, bonita, com cores contrastantes, para gerar interesse, e fazer as pessoas assistirem seus vídeos, entre as muitas opções disponíveis.

  • Manter um visual claro, e não poluído. No texto devem ser usadas no máximo de 4 a 5 palavras, e procurar dar destaque para cada uma.

  • Ter as mesmas cores e seguir os padrões do banner do seu canal, dessa forma, a sua identidade visual será reconhecida em seus vídeos.

  • Incluir uma foto sua, para criar conexão com as pessoas que assistem seus vídeos. A imagem deve mostrar seu rosto de perto, opte por expressões que possam transmitir uma emoção, elas são marcantes, e costumam chamar mais a atenção. O ideal é diversificar, e não aparecer sempre da mesma forma.

Além disso, para uma série de vídeos, as miniaturas podem ter um design que torne fácil a identificação e associação entre uma sequência de vídeos.

A imagem de fundo da miniatura, também pode passar alguma informação sobre o título do vídeo, e deixar o layout mais atraente.

8. Crie Playlists para organizar seus vídeos

Quando os visitantes acessam sua página principal, e visualizam suas playlists, eles rapidamente conseguem ter uma ideia, sobre os assuntos dos seus vídeos.

Ao clicar em um vídeo na playlist, o próximo vídeo será reproduzido de forma automática. Com isso, é possível aumentar o engajamento de quem assiste os vídeos, e também, elevar o tempo de exibição do seu canal.

Com as playlists o seu conteúdo fica organizado, o que facilita ao espectador encontrar e escolher quais vídeos deseja ver. Para uma série de vídeos educativos, é muito prático estabelecer as sequências das aulas, por playlist.

9. Use as telas finais para sugerir vídeos

As telas finais recomendam vídeos para serem assistidos em seguida. É possível escolher os vídeos que serão mostrados, ou, deixar que o YouTube faça isso. Têm opções como: “Melhor para o espectador” ou “Vídeo mais recente”.

A seleção de vídeos na tela final, é útil e uma forma eficaz de manter sua audiência engajada por mais tempo, no seu canal do YouTube. Termine a apresentação de um vídeo com um CTA relevante, para seu usuário clicar no seu próximo vídeo.

10. Amplie sua audiência com legendas

Com seus vídeos legendados, pessoas de outros países podem ter acesso e compreender o seu conteúdo. Além de permitir que deficientes auditivos possam assistir seus vídeos. 

A sua audiência pode contribuir com as legendas para um vídeo. Clique no ícone para gerar um link, que pode ser compartilhado na sua guia .

Adicione legendas em português e inglês, usando a ferramenta do YouTube, para dar a opção de quem assiste, ver com ou sem legenda.

Traduza os títulos dos vídeos, isso vai facilitar, para que pessoas em outros países encontrem seu mais facilmente.

11. Use Tags nos vídeos

As tags são essenciais tanto para aumentar as indexações quanto para quem pesquisa um vídeo no YouTube. 

Inclua a palavra-chave principal, e outras que ajudem a descrever o seu vídeo. O importante é transmitir uma mensagem clara para o usuário, e facilitar ao algoritmo do YouTube, entender e recomendar seu conteúdo.

O YouTube usa essas tags para sugerir seu conteúdo, quando o espectador assiste um vídeo sobre o mesmo tópico. O indicado é usar 120 caracteres, incluindo espaços, em média 15 palavras. Podem ser também palavras-chave de cauda longa (3 a 4 palavras).

12. Interaja com sua audiência

Se relacione com seus espectadores, responda os comentários dos seus vídeos, não tenha receio de críticas, assim também, as pessoas podem ter ideia do que esperar do seu canal. 

Sua audiência pode dar ótimos feedbacks, sobre seus próximos conteúdos. E use essa interação para indicar outros vídeos do seu canal.

Interaja com outros YouTubers, siga canais de quem segue você. Pense em como uma comunidade ajuda uns aos outros. Então, busque no YouTube outros criadores de conteúdo, ou comentaristas, que possam recomendar seu canal, da mesma forma, que você recomende os deles. E criando uma comunidade, a audiência vai fazer parte de todos.

13. Lembre seus espectadores para se inscreverem 

Isso acontece, de forma rápida, com uma mensagem para quem está gostando do seu vídeo, e não vai querer perder suas próximas publicações. Além do botão tradicional para inscrição, no YouTube você pode adicionar a Marca d’água, que é um botão de inscrição extra, posicionado no canto inferior direito do vídeo. É possível escolher, quando essa marca d’água aparece nos vídeos.

14. Divulgue seus vídeos nas redes sociais

As redes sociais não podem ficar fora das suas estratégias para potencializar o alcance dos seus vídeos. Facebook, Instagram, Twitter, o ideal é ver quais redes sua audiência marca presença, para divulgar seu conteúdo.

Uma breve descrição sobre o que seu espectador vai encontrar no vídeo, vai ajudar e incentivar as pessoas a clicarem, e considerando, que você fez um ótimo trabalho, grande parte da divulgação do seu vídeo acontece por compartilhamento espontâneo.

15. Use diferentes formatos de vídeo

 Aproveite os diferentes formatos de vídeo, para alcançar maior audiência e ajudar no crescimento do seu canal no YouTube, como: stories, shorts, lives, estreias e vídeos mais longos.

Assim você pode ter vários conteúdos, com diferentes tempos de exibição, para atrair pessoas que não conhecem seus vídeos, e manter o interesse de quem já é seu espectador. 

O YouTube Analytics pode ajudar a mensurar, o melhor tempo de exibição para seus vídeos, analisando a <Retenção de Público>.

As transmissões ao vivo são uma maneira eficaz de conseguir engajamento. E considere para vídeos longos, dividir em conteúdos menores e criar uma playlist.

Mas é preciso manter uma produção consistente de conteúdo, estabelecer e seguir um calendário de publicação de vídeos.

16. Conheça o YouTube Shorts

O YouTube Shorts é uma forma fácil de compartilhar vídeos curtos no YouTube. Com as ferramentas da plataforma e um smartphone, você consegue criar, editar e compartilhar vídeos de até 60 segundos.

Os vídeos do Shorts são ideais para focar na criatividade, lançar tendências, participar de desafios. É uma boa opção se você quer divulgar seu canal do YouTube, seguindo uma linha divertida.

No app é possível ajustar as configurações, adicionar filtros, incluir legendas, entre várias outras funções. O YouTube disponibiliza músicas da própria biblioteca, para serem adicionadas aos Shorts.

O Shorts do YouTube deixou claro que tem muitos espectadores que desejam esse tipo de conteúdo, atualmente, são mais de15 bilhões de visualizações diárias.

17. Consiga assinantes gratuitos 

Uma das melhores formas de melhorar seu alcance orgânico no YouTube, é conseguir assinantes gratuitos. E o melhor caminho para converter espectadores em assinantes, e aumentar seguidores legítimos, ainda é um bom conteúdo e a otimização do seu canal e dos vídeos, para o algoritmo de recomendação do YouTube.

Uma frase extremamente elucidativa na internet diz: Procure ter em mente que quando algo parecer bom demais para ser verdade, geralmente é. 

Conseguir assinantes rapidamente, com técnicas de clickbait, ou compra de inscritos, é ir contra as diretrizes do YouTube. Perda de tempo, ao tentar atrair uma audiência que não é relevante para seu canal. Querer correr o risco desnecessário, de ser banido da plataforma.

18. Seja parceiro do YouTube

Se você quiser participar de programas de monetização no YouTube, e começar a ganhar dinheiro, precisa atingir determinados marcos de inscritos. De início para começar a gerar receitas com anúncios, seu canal deve ter mais de 1.000 inscritos, e seguir alguns requisitos do programa de parceria do YouTube. 

A escala de benefícios aumenta, à medida que seu número de inscritos cresce, como por exemplo, com 100 mil assinantes, além de prêmios, tem gerente e ajuda na produção.

19. Acompanhe o desempenho dos seus vídeos

O YouTube Analytics é a forma mais fácil de analisar o desempenho dos vídeos em alcance, engajamento e público. Entre os muitos dados disponibilizados, estão:

  • Conhecer quem assiste seus vídeos (dados geográficos, idade, etc);

  • Como os espectadores encontraram seu conteúdo;

  • Quantas vezes as miniaturas do seu vídeo foram exibidas no YouTube;

  • A taxa de cliques das miniaturas de vídeo;

  • Visualizações, média de duração e tempo de exibição dos vídeos;

  • As listas de reprodução mais assistidas;

  • Os termos pesquisados por seus espectadores;

  • Vídeos com maior tempo de exibição no seu canal do YouTube;

  • Telas finais mais eficazes;

  • Resumo e informações detalhadas sobre os vídeos e o canal, em tempo real e por período.

Conclusão

Quando se trata de alcançar seu público no YouTube, é preciso considerar que a plataforma tem um propósito similar ao Google, isso quer dizer, a busca constante em aprimorar a experiência do usuário. E oferecer o melhor vídeo para atender uma pesquisa da sua audiência. Ou seja, o conteúdo é o que mais importa.

Mas, não é somente essa a questão.

No YouTube, também, são algoritmos que usam métricas e analisam dados, sobre os vídeos, para fazer uma recomendação. Aqui SEO para YouTube faz toda a diferença, porque são bots e não pessoas que escolhem e indexam vídeos.

E tem mais.

Se o espectador deixar comentários ou se inscrever em seu canal depois de assistir, o algoritmo do YouTube conclui que seu vídeo foi altamente relevante e vai novamente recomendar sem conteúdo em mais pesquisas. 

É uma relação de causa e efeito, com resultado direto.

Portanto, o YouTube consegue identificar que um vídeo é bom, analisando as ações do espectador que o algoritmo considera na hora de recomendar, e podem ser: os comentários sobre o vídeo, a inscrição no canal após assistir o vídeo, o tempo de exibição de um vídeo, entre outros fatores.

O espectador define o que é bom.

Ou seja, quem pode dizer se um vídeo é melhor que outro, é o espectador. E para que essa audiência conheça seus vídeos e valorize sua criação de conteúdo, precisa conhecer o seu canal no YouTube. 

É o vídeo certo para a pesquisa certa.

Aqui é a hora do SEO para YouTube brilhar. É com estratégias de otimização, que as palavras-chave corretas são usadas, nos locais mais importantes. 

Que são criadas descrições, para facilitar a compreensão do usuário, já na primeira linha, sobre qual é o assunto do vídeo. Seja nos títulos, miniaturas, telas finais, playlists. 

Tudo é pensado e desenvolvido, para seus vídeos aparecerem nas pesquisas do YouTube.

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Stephane Bandeira

Consultora e Especialista em SEO

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