O que é EEAT: Tudo o que você precisa saber para melhorar o SEO do seu site

O Google sempre espera mostrar resultados que melhor correspondam às pesquisas dos seus usuários. E as empresas, querem aumentar a visibilidade no buscador, para obter vantagem competitiva, ficar à frente da concorrência na Web e atrair mais clientes.

Se você quer se destacar no Google, precisa conhecer uma das atualizações de algoritmo mais importantes, implementadas recentemente (dezembro/2022) para identificar sites com altos índices de experiência, especialização, autoridade e confiabilidade o E-E-A-T.

Afinal, quase todo mundo hoje usa um mecanismo de pesquisa para algo, isso resulta em bilhões de pesquisas diariamente na internet, só o Google processa 40.000 consultas a cada segundo. O que ele está buscando? Conectar seus usuários às informações mais úteis e relevantes.

Este guia fornece uma visão detalhada do que é o EEAT, como ele funciona, e a melhor forma de otimizar seu site para que seu conteúdo seja visto como de alta qualidade pelo Google. 

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O que é EEAT?

A sigla EEAT significa Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade (Experience, Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness) é uma parte importante do algoritmo do Google. Não deve ser confundido com o verbo “comer” (eat em inglês), mas, você vai precisar alimentar suas páginas da Web com esse conceito para atrair a atenção do Google.

O EEAT é usado para determinar se um conteúdo é valioso para seus leitores e deve ter uma classificação melhor nas pesquisas. Ele é destaque nas Diretrizes de Avaliação de Qualidade de Pesquisa do Google, que visa ajudar webmasters a entender o que o Google procura em uma página da Web.

A primeira menção sobre EAT aconteceu em 2014. Já em 2018, com o Medic, considerado uma atualização central e global do Google, muitos sites, além dos que pertenciam à área médica, foram impactados de forma negativa (e-commerce, seguros, finanças, etc.). Vários especialistas em SEO acreditam que a baixa qualidade de EAT das páginas tenha sido o motivo.

Na última atualização do Google das diretrizes para avaliadores de qualidade, em dezembro de 2022, o E-A-T passou a contar com um E adicional, o de Experiência.

E se tornou EEAT ou Double EAT.

As atenções das diretrizes EEAT estão voltadas para:

  • Experiência e Expertise do autor da página em relação ao conteúdo;
  • Autoridade do conteúdo, do autor e do site;
  • Confiabilidade do conteúdo, do autor e do site.

 

Em síntese: O Google prioriza conteúdo de alta qualidade. Mas o que é considerado de alta qualidade? O Google valoriza o conteúdo que revela experiência, expertise, autoridade e confiabilidade (EEAT), ou seja:

  • Conteúdo útil, que ajude os leitores com o que eles estão pesquisando;
  • Tenha sido criado por alguém com profundo conhecimento sobre o assunto;
  • Seja publicado em um site oficial (isso inclui blogs, fóruns e redes sociais);
  • Seja um conteúdo confiável, não contenha informações falsas e enganosas;
  • Conteúdo que é atualizado com frequência, não somente em relação a data, mas como forma de manter a qualidade das informações.

Como criar conteúdo de qualidade EEAT?

(E) Experiência, (E) expertise, (A) autoridade e (T) confiabilidade, acabam se inter-relacionando para definir a qualidade do conteúdo e da página da Web. Mas o Google avalia cada um deles de forma independente, e usa diferentes critérios.

Experiência (E)

A experiência se refere ao conhecimento do autor da página, em relação ao assunto abordado. O Google considera até que ponto quem criou o conteúdo, tem a experiência de primeira mão ou de vida, necessária para o tópico.

Como demonstrar Experiência?

A experiência diz respeito a um alto nível de conhecimento e habilidade em uma área. A compreensão profunda de um assunto, pode ser adquirida por experimentação direta, pela prática, ao vivenciar algo por um longo tempo.

A oportunidade de praticar e aprimorar habilidades permite fornecer informações e orientações confiáveis, para aqueles que o procuram, e torna a experiência um recurso valioso.

O Google sabe e valoriza isso: “Muitos tipos de páginas são confiáveis e atingem bem seu propósito quando criadas por pessoas com riqueza de experiência pessoal. ”

No entanto, tudo não se resume em ter o conhecimento, na Web isso não é suficiente, para atrair de forma efetiva seu público para sua página. É essencial encontrar a forma correta de transmitir toda a sua experiência no conteúdo, para que ressoe com os leitores.

Isso requer criar algo significativo e útil. O objetivo é comunicar a experiência que você possui de maneira clara, compreensível e interessante. Para garantir que o seu conhecimento, seja compreendido por aqueles, a quem se destina. O Google e seus usuários.

Observe que mesmo páginas sobre tópicos YMYL Seu Dinheiro ou Sua Vida (tipos de conteúdo que podem afetar a felicidade, saúde, estabilidade financeira ou a segurança das pessoas ou da sociedade). Que a princípio, precisam ser criadas por quem tem um alto nível de especialização (Expertise), em algumas circunstâncias, somente a “experiência pessoal” pode ser suficiente para criar um conteúdo, de acordo com o Google.

Desde que essas páginas tenham como objetivo compartilhar experiências pessoais, oferecer conforto e inspiração para outras pessoas, e ajudar na superação de desafios que se apresentam durante a vida.

Isso pode ser visto da seguinte forma: uma pessoa com um problema de saúde, tem a experiência necessária para falar com propriedade, sobre como é ter a doença, para leitores que estão passando pelo problema. E compartilhar uma vivência diária, com o intuito de apoiar e motivar os leitores.

De acordo com as Diretrizes de Avaliação de Qualidade de Pesquisa do Google:  […] Se parecer que a pessoa que cria o conteúdo tem o tipo e a quantidade de experiência de vida para torná-lo um “especialista” no tópico, valorizaremos esse “conhecimento cotidiano” e não penalizaremos a pessoa / página da Web / site/ por não ter educação ou treinamento “formal” no campo.

Páginas que compartilham experiências pessoais, de forma consistente e confiável, mesmo sobre tópicos YMYL, podem ser consideradas de EEAT alto pelo Google.

O que evitar?

É importante ter em mente que a falta de conhecimento sobre um tema também fica explícita no conteúdo que não fornece informação útil ao leitor.

Além disso, pode indicar que foi escrito com o único propósito de segmentar uma série de palavras-chave específicas para tentar atrair motores de busca. O que não funciona com o EEAT.

O conteúdo mais longo consegue abordar questões importantes de forma mais detalhada do que um texto curto. Mas observe, é essencial que os textos sejam verdadeiramente relevantes e possam resolver as dúvidas dos seus leitores. A escrita desnecessária que apenas aumenta o tamanho de um artigo desestimula a leitura.

Em um conteúdo, declarações não embasadas podem ser vistas como simples opiniões. Fundamentar as informações aumentam a precisão e importância do seu conteúdo, isso significa, que links para as fontes oficiais, são uma forma de validar dados e fortalecer seu EEAT.

Plágio é crime e um imenso obstáculo à sua estratégia de classificação de conteúdo. Isso significa que nunca copie conteúdo de outros sites. Um bom conteúdo pode ser uma ótima fonte de inspiração, mas o desenvolvimento do texto precisa ser original.

Expertise (E)

Expertise do autor da página em relação ao conteúdo. O Google avalia que tópicos YMYL – Your Money or Your Life exigem um alto nível de especialização para garantir precisão e confiabilidade.

Como construir Expertise?

Tópicos YMYL podem ter impacto direto na saúde ou estabilidade financeira de uma pessoa ou de um grupo.

As Diretrizes do Google especificam que a experiência formal é essencial para tópicos considerados Seu Dinheiro ou Sua Vida. Como por exemplo, orientações sobre medicina, finanças e jurídicas. (Veja mais detalhes na sequência do artigo).

Para mostrar que você é um especialista no assunto é importante incluir em sua página um resumo ou perfil profissional que liste suas credenciais educacionais, certificações e quaisquer outras qualificações relevantes. Cite experiência de trabalhos que tornam sua expertise consistente, com nome da empresa e breve descrição das funções.

O Google valoriza essas informações. Você não só demonstra expertise, como também autoridade e confiabilidade.

E da mesma forma que ocorre no tópico “Experiência”, somente deter o conhecimento, não vai trazer o Google e as pessoas até seu site. Para tópicos YMYL, é fundamental, conseguir criar conteúdo de qualidade, original, preciso, relevante e útil.

As informações fornecidas precisam ser atualizadas com frequência. Para demonstrar confiabilidade e precisão no conteúdo, inclua fontes e citações. Se você escreveu algum artigo relacionado a sua área, inclua um link para ele na página do seu site.

O que evitar?

Nunca adicione informações falsas sobre suas credenciais. Evite falta de informação sobre quem é o responsável pelo conteúdo para páginas YMYL.

Tenha em mente, que informações incorretas ou desatualizadas, podem ter sérias implicações para o leitor, principalmente, relacionado aos tópicos YMYL.

Observe que opiniões devem ser apoiadas por pesquisas e informações baseadas em evidências.

Conteúdo copiado ou criado sem originalidade e relevância adequada não atinge o objetivo de expertise.

Autoridade (A)

A Autoridade abrange o conteúdo, o autor e o site.

O Google considera sites com conteúdo relevante e forte envolvimento do usuário. Também analisa o número de links de qualidade que apontam para o site, e a confiabilidade da página. Examina sinais sociais, como compartilhamentos e curtidas, para avaliar autoridade.

Como construir Autoridade?

O conteúdo de alta qualidade não é somente importante para o seu leitor, mas também, torna mais fácil, desenvolver estratégias com foco na construção de relacionamentos com outros sites.

O Link building (construção de uma rede de links) é uma forma eficaz de obter autoridade, de acordo com Gary Illyes, analista de tendências para webmasters do Google, o E-A-T, é amplamente baseado em links e menções de sites autorizados.

EAT Twitter Marie Haynes

processo de criar links de um site para outro, conhecido como backlink, é uma parte essencial em toda estratégia de SEO (search engine optimization).

Back link pode ser feito criando postagens como convidado (guest post), em outros sites e blogs, que contenham um link de volta para o conteúdo do seu site.

Ao aumentar o número de referências para seu site, você consegue melhorar a visibilidade e o número de leitores. O Google entende isso como conteúdo de valor, e é refletido em bom posicionamento nas páginas de pesquisa.

Identifique oportunidades de link building, monitore a qualidade dos links que apontam para seu site, faça ajustes quando necessário, e remova qualquer link considerado de baixa qualidade.

Outro ponto importante para construir autoridade é desenvolver sua presença online em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram.

Crie conteúdo relevante e envolvente, ofereça orientações e informações úteis. Participe de conversas e compartilhe conteúdo interessante de outras pessoas. A Autoridade tem muito a ver com reciprocidade.

Procure postar regularmente e interagir com seus seguidores. Além disso, é importante responder perguntas, comentários e mensagens em tempo hábil, de maneira atenciosa. Sem esquecer que influenciadores são vistos como autoridade.

Participar de fóruns na sua área de atuação também é uma forma eficiente de obter autoridade, a troca de informações e orientações, permite mostrar sua experiência e conhecimento.

Adicione seu site aos diretórios de empresas locais. E ter uma página na Wikipédia é especialmente interessante, se você faz parte dos tópicos YMYL. Os avaliadores de qualidade do Google, são orientados a consultar a enciclopédia nas avaliações de reputação. Mas não é simples, nem fácil ter seu espaço na Wikipédia.

O que evitar?

Evite backlinks de baixa qualidade. Eles podem prejudicar a reputação, diminuir a visibilidade e as classificações do seu site. O Google pode entender que seu site não é confiável.

Um número elevado de links externos de baixa qualidade pode receber punição do Google, por ser visto como spam.

Essa prática, visa a criação de backlinks (em sites, listas de comentários de vídeos, fóruns), com intuito exclusivamente de aumentar os links que apontam para o site, e tentar melhorar a autoridade.

Atualizações no algoritmo do Google permitem detectar sites que comparam links, e sites utilizados com objetivo de passar links de saída, e remover o valor que esses links possam oferecer.

Não trate postagens em redes sociais como anúncios e não deixe seu perfil desatualizado. A falta de comunicação e interação com sua audiência, é sinal de descaso, e vai na contramão de quem busca construir autoridade.

Confiança (T)

Confiança se refere à credibilidade, transparência e legitimidade do conteúdo e do autor, além de incluir a segurança do site, principalmente para tópicos YMYL.

É importante observar que o Google considera “Confiança” o critério mais importante no EEAT. Não importa o quanto uma página atenda os quesitos de experiência, expertise e autoridade, páginas não confiáveis têm baixo EEAT.

Como construir Confiança?

Em todo o conceito EEAT o conteúdo de alta qualidade é referenciado. Portanto, para construir confiança, com seu público e o Google, o texto precisa conter informações corretas e ter as respostas para as pesquisas dos leitores.

Procure analisar (da mesma forma que o Google) o quanto o conteúdo da sua página é preciso, honesto e seguro, uma vez que isso o torna confiável.

Entre os muitos fatores que melhoram a confiança no seu site; estão incluídos:

  • Conexão HTTPS segura;
  • Conteúdo de qualidade e atualizado;
  • Palavras-chave relevantes, em títulos, descrições e links;
  • Links internos apropriados;
  • Backlinks de qualidade de sites com autoridade;
  • Avaliações e depoimentos;
  • Informações de contato legítimas e acessíveis;
  • Transparência sobre os produtos e serviços que são oferecidos;
  • Política de privacidade clara, explicando quais dados são coletados e usados;
  • Segurança robusta, adequada para transações financeiras;
  • Design compatível com dispositivos móveis;
  •   Velocidade rápida de carregamento da página.

 

A página Sobre deve conter informações que destaquem a credibilidade de quem está por trás do site, aumentando a confiança.

Adicione prova social. Avaliações, depoimentos e logomarcas de clientes, na sua página, é uma ótima maneira de mostrar que o site é confiável.

Selos de segurança em e-commerce, garantem que as transações no site são seguras.

É importante disponibilizar informações completas e atualizadas de contato no site, e deixar claro aos usuários que é fácil se comunicar, caso seja preciso.

Vale observar, que um blog pessoal, não vai ter o mesmo nível de exigência de informação de uma loja virtual, e o Google sabe disso.

O que evitar?

Evite qualquer conteúdo que possa prejudicar a credibilidade do seu site, material falso ou malicioso.

De acordo com as diretrizes do Google de 2019, “sites ou páginas sem algum tipo de propósito benéfico” devem receber a classificação de qualidade mais baixa, incluindo páginas que “espalham ódio, causam danos, desinformam ou enganam os usuários”.

Conteúdo escasso, irrelevante, de difícil entendimento, copiado de outros sites e cheios de palavras-chave, são considerados de baixa qualidade pelo Google.

Já conteúdos que geram conflito de interesse (tendenciosos), não são considerados confiáveis. Como por exemplo: análises de produtos pelo fabricante; um influenciador que recebe para promover o produto.

Observe que poucas informações, dados incorretos ou desatualizados de contato, podem transmitir uma sensação de insegurança, para quem visita o site.

Tópicos YMYL: Experience ou Expertise?

Tire suas dúvidas

Pessoas com experiência e pessoas com expertise, detêm o conhecimento necessário, para criar conteúdo. Só depende do público a quem se destina, e como ele é apresentado pelo autor.

O EEAT exemplifica como avalia Experiência e Expertise, nos tópicos YMYL (Seu Dinheiro ou Sua Vida), em suas Diretrizes de Avaliação de Qualidade de Pesquisa do Google (Seção 3.4.1). Veja um resumo abaixo:

Tabela explicativa sobre a diferença entre Expertise e Experiência

Por que o EEAT é importante para o seu site?

O Google usa o EEAT, como forma de melhorar os resultados que apresenta nas pesquisas para os seus usuários. Isso significa, que um conteúdo para ser considerado de alta qualidade, precisa considerar critérios como experiência, especialização, autoridade, confiabilidade e segurança.

Muitos sites que não aplicavam o conceito EAT, observaram queda de tráfego, quando ocorreu a atualização principal (2018). Em 2023 atualizações importantes no algoritmo do Google, destacam o Double E-A-T.

Procurar implementar, otimizar e fortalecer o EEAT em suas páginas da Web, é uma atitude inteligente, no presente e para o futuro. O buscador vem aperfeiçoando a capacidade de detectar EEAT de forma algorítmica, portanto, sua página da Web precisa ser pensada para esses conceitos.

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Como o EEAT afeta o SEO?

O EEAT é essencial para o SEO. Observe que: as pessoas online querem encontrar o que estão procurando, e o Google busca incessantemente para realizar esse encontro.

Porém, o que está em jogo aqui, não é priorizar conteúdo que foi desenvolvido para obter tráfego em mecanismo de pesquisa.

Mas sim, oferecer conteúdo útil, relevante e original, criado por pessoas, para atender as necessidades das pessoas. O EEAT não é um conceito novo, nem a luta do Google contra conteúdo de baixa qualidade.

No tópico “Conteúdo” nas orientações do Google sobre a atualização de 2019, está escrito: […] sugerimos concentrar os esforços em proporcionar o melhor conteúdo possível. Essa é a prioridade dos nossos algoritmos.

O EEAT pode ser visto como uma forma de otimizar o conteúdo, enquanto o SEO é uma otimização de ponta a ponta em uma página da Web, que vai integrar todos os conceitos do EEAT e mais. Em ambos, os objetivos estão alinhados para promover a melhor experiência do usuário no site.

Nas estratégias de SEO também estão incluídas otimização de: palavras-chave, título, meta-tags, imagens, URLs, estrutura de links (backlinks), navegação e experiência do usuário (UX). Além da velocidade de carregamento, interatividade, estabilidade visual (Core Web Vitals), e mais uma série de outras métricas.

Esse conjunto de ações permite melhorar a classificação nas páginas de resultados, aumentar a visibilidade da marca e gerar tráfego para seu site.

O que você não deve esquecer:

O Google destaca algumas práticas de SEO que têm maior impacto na classificação e exibição das páginas, nos resultados das pesquisas, e a primeira é: Crie um conteúdo que prioriza “pessoas”, ele deve ser útil e confiável.

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Os avaliadores de qualidade do Google

O Google conta com equipes de avaliadores altamente especializados, que estão em vários locais do mundo. Eles analisam sites manualmente e os pontuam, de acordo com as Diretrizes de qualidade de pesquisa. Avaliam como um conteúdo corresponde ao que as pessoas que clicam nele procuram, e a qualidade da página com base na expertise, autoridade e confiabilidade.

O feedback das avaliações, não impacta diretamente a forma como os resultados de pesquisa são classificados, mas ajuda a garantir que os critérios rigorosos do Google, sejam atendidos de forma precisa e relevante.

Veja uma breve explicação no vídeo com opção de legenda em português.

Seu Dinheiro ou Sua Vida – YMYL

O que o Google quer? Fornecer não apenas conteúdo relevante, mas, informações corretas, precisas.

A Web contém páginas sobre uma infinidade de temas, alguns dos quais têm o potencial de comprometer a saúde, a estabilidade financeira ou a segurança das pessoas, ou mesmo, impactar negativamente o bem-estar da sociedade.

Esses tópicos são conhecidos no Google como <Your Money or Your Life> ou YMYL (seção 2.3/página 11/ Diretrizes do Avaliador de Qualidade).

 […] causar danos se o conteúdo não for preciso e confiável. Por exemplo, imprecisões leves ou o conteúdo de fontes menos confiáveis pode afetar significativamente a saúde, a estabilidade financeira ou a segurança de alguém, ou impacto na sociedade, para temas como: sintomas de infarto, como investir dinheiro, o que fazer se houver terremoto, quem pode votar, ou qualificações necessárias para obter uma carteira de motorista.

Por esse motivo as páginas sobre tópicos YMYL, têm padrões de classificação de qualidade muito altos, devido os impactos negativos que podem provocar:

Saúde: tópicos que podem prejudicar a saúde mental, física e emocional ou qualquer forma de segurança física ou segurança online.

Orientações ou informações sobre questões médicas, medicamentos, hospitais, atendimento para emergências, periculosidade de atividades, e outros.

Financeira: tópicos que podem prejudicar a capacidade de uma pessoa de sustentar a si mesma e a sua família.

Orientações financeiras, informações sobre investimentos, impostos, planos de aposentadoria, empréstimos, serviços bancários, planos de seguro. Sites de compras ou transferências de dinheiro online.

Sociedade: tópicos que podem impactar negativamente grupos de pessoas, questões de interesse público, confiança no público, instituições e outros.

Informações e declarações relacionadas a grupos de pessoas, com base em raça ou origem étnica, religião, deficiência, idade, nacionalidade, status de veterano, orientação sexual, gênero ou identidade de gênero, entre outros.

Questões civis, governo e leis, para manter os cidadãos informados: informações sobre votação, agências governamentais, instituições públicas, serviços sociais e questões legais (por exemplo, divórcio, filhos, custódia, adoção, elaboração de testamento, etc.).

Outros: tópicos relacionados a decisões importantes, como habitação, escolha de faculdade, busca de emprego, e outros.

A maioria dos tópicos não são YMYL e não requerem um alto nível de precisão ou confiança para evitar danos, como por exemplo, entretenimento, estilo de vida e esportes. Mas é preciso observar, que:

Lojas virtuais devem disponibilizar sistemas de pagamento online seguros e atendimento ao cliente útil, para garantir que os consumidores tenham uma experiência de compra positiva.

Análises de produtos devem ser honestas, imparciais, escritas com a intenção de ajudar as pessoas a tomar decisões de compra informadas, não apenas com o objetivo de promover um produto.

O conteúdo das páginas de notícias sobre tópicos importantes, deve ser apresentado de forma jornalística, conter informações verídicas, ser preciso e de fácil entendimento para o leitor.

Conclusão

Embora tecnicamente o EEAT não seja considerado um fator de classificação direta, ele é uma parte essencial na Diretriz de Avaliação de Qualidade de Pesquisa do Google. Está presente em diferentes aspectos do algoritmo, e vai ser determinante para estabelecer a alta qualidade de um conteúdo. Especialmente se seu site for considerado YMYL.

Portanto, é importante ter em mente que: conteúdos com mais experiência, expertise, autoridade e confiança, certamente obtém mais tráfego através do Google.

O Google está em constante “atualização” e evolução, isso se estende ao EEAT e aplica-se ao seu site.

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Stephane Bandeira

Stephane Bandeira

Consultora de SEO freelancer e especialista em marketing no Brasil.

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