Existe vida fora do Google? Sim muita! Até porque, na imensidão da World Wide Web existem as condições necessárias que permitem a outros mecanismos de busca filtrarem toneladas de informações, encontrarem e oferecerem as melhores respostas, em artigos, vídeos e imagens, para bilhões de usuários que estão online, todos os dias.
São mecanismos de pesquisa, para atender com precisão algumas necessidades específicas de busca com total privacidade, sem armazenamento de dados pessoais, e todos com foco na melhor experiência de seus usuários.
Afinal, que o Google faz um trabalho excelente é fato, mas que existem alternativas com resultados tão bons quanto, também é fato.
Quais os principais sites de busca?
Os principais concorrentes do Google são:
- Bing
- Yahoo!
- DuckDuckGo
- Yandex
- CC Search
- Ecosia.
Hora de você ir onde jamais esteve, além dos domínios do Google, e se surpreender com alguns recursos poderosos desses buscadores.
1. Bing
Lançado pela Microsoft (2009), o Bing foi projetado para unificar os sistemas Live Search, Windows Live Search e o MSN Search, em um único sistema de busca e fazer frente a liderança do Google. O crescimento foi rápido logo após seu lançamento, e o Bing mantém o segundo lugar, como maior mecanismo de pesquisa no mundo. Mas a diferença em participação de mercado, do primeiro lugar (Google) para o segundo é bem expressiva.
Como funciona o site de busca da Microsoft
A página inicial na tela do seu dispositivo traz uma bela imagem todos os dias, as que você mais gostar podem ser revistas, compartilhadas ou baixadas, através das setas na página.
Mas beleza não é tudo, e o site de busca apresenta em sua interface informações e gráficos que podem ser úteis. São as últimas notícias, informações sobre o clima, dados de investimentos, e até mesmo, links rápidos com atalhos de sites e acesso as versões online do Microsoft Office. Você pode criar feeds personalizados com os tópicos do seu interesse.
Não gosta dessa aparência, está mais acostumado com o visual de uma charmosa logo corporativa, sem problemas, você vai em Configurações e desabilita. E tem o efeito minimalista.
O aplicativo para iOS e Android, possui diversas funcionalidades, como por exemplo adicionar informações locais, e conforme seu deslocamento, apresentar as sugestões mais próximas. Você pode pesquisar por voz e acessar um link de QR Code.
Em relação ao controle de privacidade, você pode ativar o modo privado, para ocultar todas as pesquisas particulares do histórico de navegação do seu browser. Mas isso não quer dizer, que seus dados deixem de ser armazenados no sistema.
As SERPs
Os cartões de resposta que o Bing reúne com o sistema de IA, apresentam respostas de várias fontes diferentes e conteúdo relevante, sobre o assunto pesquisado. O que facilita para escolher a página, que você vai acessar.
Se você perguntar: praticar Pilates é bom para saúde? Na resposta vai aparecer “Sim”, e 14 cards rapidamente explicam o porquê. Fica mais informativo do que a lista de links, ou somente um pequeno trecho de conteúdo. O site de busca da Microsoft permite que você salve notícias, imagens e vídeos, para uso posterior.
O programa de recompensas
Para muitos usuários uma motivação extra para usar o motor de busca, é o programa Microsoft Rewards. Quando você usa o Microsoft Edge para navegar, está pesquisando no Bing, participa de testes ou jogos online, pode acumular pontos e ter recompensas.
Esses pontos contabilizados são resgatados, por exemplo, com cartões-presente da Microsoft ou Xbox, como também, permitem obter descontos em serviços e participar de sorteios. A Microsoft, tem parcerias com instituições beneficentes e programas de assistência humanitária, assim os seus pontos podem ser usados como doações para essas ONGs.
Anúncios com menor custo
Os diferenciais do Microsoft Advertising, residem principalmente em: Custo por Clique (CPC) que é bem menor do que o Google Ads; menos concorrência, portanto, CTRs mais altos; melhores filtros de segmentação do anúncio; extensões sociais automatizadas; e a possibilidade de um orçamento mensal.
No entanto, Advertising e Ads podem ser complementares para maximizar sua estratégia de marketing. É possível importar, de maneira simples e rápida, campanhas de anúncio de uma plataforma para a outra.
A pesquisa de vídeos e imagens
Além de um layout atrativo, a interface de resultados da pesquisa de vídeos, reúne uma lista extensa de miniaturas, com filtros de resolução, duração, origem e data.
O modo visualização, mostra um pequeno trecho do vídeo. Em geral, as fontes são plataformas populares como YouTube, MTV, Hulu, CBS e MSN.
Para salvar algum vídeo é só clicar no adicionar aos vídeos salvos, ou arrastar e soltar na pequena pasta no canto inferior da página. O fato de não ser somente 10 miniaturas de vídeo com links, por página, torna a pesquisa mais útil e ágil.
Já a página de imagens, permite filtrar por tamanhos, cores, tipos (fotografias, gif, clipart), pessoas (rostos ou cabeça e ombros), layout (retrato ou paisagem), data e licenças.
A pesquisa reversa também está presente no ícone da câmera na barra de pesquisa principal. Com essa opção você pode carregar um arquivo de imagem, inserir uma URL , ou usar as fotos que aparecem nos resultados, para pesquisar uma imagem semelhante.
Vale destacar, que quando você faz as mesmas pesquisas no Google e Bing, se não encontrar em um, dificilmente vai encontrar no outro.
2. Yahoo! Search
O começo do Yahoo! é na Universidade de Stanford, com uma lista de sites dos estudantes Jerry Yang e David Filo: Jerry’s Guide to the World Wide Web. Em pouco tempo o mecanismo de pesquisa ganhou fama, e se tornou referência como provedor de e-mail.
O buscador possui funcionalidades semelhantes ao Google, e de acordo com as últimas pesquisas (2022), o Yahoo! ocupa a posição de terceiro lugar entre os maiores sites de busca no mercado brasileiro, e o mesmo acontece nos Estados Unidos.
O portal Yahoo!
Uma base de usuários extensa, é direcionada para a plataforma principalmente, dos segmentos de notícias, esporte e finanças. Além disso, muitas pessoas usam o Yahoo! como provedor de e-mail, e visitam o portal para ter acesso a entretenimento, jogos, previsão de tempo, informações sobre empresas locais, shopping, etc.
O sistema de pesquisa
O Yahoo Search lançado em 2004, é o mecanismo de pesquisa. A página inicial é semelhante ao Google, limpa e minimalista, somente com a logo da marca e o campo para pesquisar. Mas por ter integração com o portal, é possível fazer buscas direto no navegador, pelas categorias do site e por aplicativos em Android e iOS.
Na SERP da ferramenta, você pode refinar as pesquisas com base na data de publicação, e também, procurar conteúdo dentro de uma categoria específica, as respostas vão aparecer em forma de lista curta.
Para atender sua pesquisa, também é considerado a relevância do conteúdo, localização geográfica e sua interação com o portal.
Pesquisa de imagens
A interface tanto na pesquisa de imagem quanto de vídeo, segue o padrão da Microsoft, com alguns recursos a menos.
Ao pesquisar imagens, você tem mais filtros do que no Google. Além de pesquisas relacionadas, é possível filtrar por tamanho, cor, tipo, layout, pessoas, hora. E no direito de uso estão disponíveis: creative commons, domínio público, livre para compartilhar e usar, compartilhar e usar comercialmente, modificar, compartilhar e usar e modificar, compartilhar e usar comercialmente.
Pesquisa de vídeos
Com relação aos vídeos, na página estão os filtros por tamanho, data e resolução, e você pode escolher a fonte, entre: YouTube, Dailymotion, Vimeo, MTV, CBS, Fox, CNN e MSN ou todos. O que aumenta a quantidade e a variedade dos vídeos.
Quando você pesquisar na plataforma, pode ter como fonte de respostas, os sites de busca Bing e Google. A diferença é que você pode filtrar seus resultados de várias formas, ao acessar as categorias do portal.
3. DuckDuckGo
Você costuma prestar atenção na política de privacidade? Está consciente de como seus dados estão sendo usados na internet? Se não quer suas informações pessoais coletadas, armazenadas e compartilhadas, nem motor de busca disponibilizando seu histórico de navegação para terceiros, muito menos, uma grande quantidade de anúncios seguindo você na web. Este é o lugar certo: DuckDuckGo.
O DDG foi lançado em 2008, por Gabriel Weinberg, na Califórnia, e sua receita vem da rede de alianças de busca com Microsoft, Yahoo e Afiliados. É considerado o segundo mecanismo de pesquisa, em smartphones, nos Estados Unidos.
Pesquisas de forma anônima
Suas pesquisas na internet acontecem de forma completamente anônima. O DDG vem crescendo ao adotar como propósito, estabelecer um novo padrão de confiança online.
O diferencial mais importante do DuckDuckGo, é a forma com que o buscador lida com seus dados. Se por um lado o Google rastreia você, o tempo todo, e usa suas informações para anúncios, o DDG pauta seus serviços na direção contrária.
O DDG não armazena seus dados
O que significa: o DuckDuckGo não armazena seus dados; nem compartilha nenhuma informação pessoal; e muito menos, vai rastrear sua navegação. O foco reside somente em promover a melhor experiência de pesquisa para o usuário, pura e simplesmente.
Como a busca do DuckDuckGo funciona?
Podemos explicar, de uma forma bem simples: o site que você visita identifica o seu endereço de IP e os dados, e isso é armazenado, dessa forma eles sabem para onde estão enviando as informações.
De acordo com o DuckDuckGo, o buscador oculta o seu endereço de IP, quando você usa o mecanismo em uma pesquisa. Ao clicar em um link na SERP, acontece o redirecionamento da solicitação de informações, com os termos pesquisados, assim o site identifica sua visita, mas não sabe a origem e nem as palavras-chave usadas.
Os seus dados não aparecem na fonte de pesquisa
Com o objetivo de evitar colocar você, em uma “bolha de filtro”, o DuckDuckGo adota a abordagem oposta, ao Google e a outros motores de busca. E não vai disponibilizar os resultados de suas buscas, com base em suas preferências pessoais, localização e histórico de navegação.
Outros sistemas de pesquisa, rastreiam suas ações na internet, mesmo que você navegue em modo anônimo, para personalizar as respostas das pesquisas. Qual o lado que não é bom nisso? O fato de que, mesmo como usuário no modo “anônimo”, os mecanismos de busca (não o DDG) continuam coletando suas informações, é um indicativo de que suas buscas pessoais, podem não ser tão pessoais assim.
Como o DuckDuckGo ganha dinheiro?
Uma forma de ganhar dinheiro do motor de busca, também é através de anúncios, no entanto, o foco não está centrado em seus dados, mas sim, nas palavras-chave usadas nas SERPs.
Assim os anúncios mostrados se referem somente aos termos pesquisados no momento, portanto, à medida que as buscas são diferentes, os anúncios também mudam, e não ficam seguindo você. Vale destacar, que um anúncio do DDG chega a ser 10 vezes mais barato que no Google.
Os bots que o DuckDuckGo usa para pesquisas
O DDG usa recursos de mais de 400 fontes para obter as respostas nas SERPs. E além de serem parceiros de privacidade, o sistema que o DuckDuckGo adota é bem interessante, para que os bots obtenham respostas precisas.
A pesquisa por nicho
O buscador considera que existem mecanismos especializados em determinados nichos de pesquisas, essas fontes podem oferecer respostas mais relevantes, para determinadas perguntas do usuário. Por exemplo, Tripadvisor é bom em responder perguntas sobre restaurantes.
Por esse motivo, o DuckDuckBot inclui em sua parceria, além de alguns dos maiores buscadores do mundo, centenas de fontes verticais, que fornecem respostas segmentadas por nicho, de forma instantânea, entre os quais estão: Musixmatch, StackOverflow, Wolfram Alpha, Apple Maps, Wikipédia e muito mais.
Para aumentar cada vez mais a precisão, qualidade e rapidez em suas respostas, o DDG continua a fazer parcerias e aumentar suas fontes. No entanto, o buscador deixa claro, que o Google, não é parceiro do DuckDuckGo como fonte.
Além da privacidade o que o DuckDuckGo oferece
O DuckDuckGo tem semelhanças com o Google, no layout minimalista, na interface limpa, e nas páginas de resultados das pesquisas. Você vai ter opções de temas personalizáveis, incluindo tema escuro, para a página inicial.
As páginas de resultados das pesquisas
Como nas SERPS do Google, o DDG apresenta uma lista de resultados orgânicos e alguns anúncios na parte superior da página, além do recurso de pesquisas relacionadas. Mas quando você chega no final da SERP, pode selecionar a opção para carregar mais resultados, sem precisar abrir outra página.
O DDG também oferece respostas instantâneas, como os trechos em destaque do Google. E conforme o que você pesquisa, o sistema vai gerar de forma dinâmica, verticais que tem relação com o assunto que você procura.
Clique zero e Bangs
O DuckDuckGo apresenta informações de clique zero, com todas as respostas na primeira página. Tem páginas de categoria, que apresentam pequenas imagens alinhadas, com breves descrições para uma infinidade de tópicos.
Além de disponibilizar atalhos para acessar rapidamente outros sites de busca, através de Bangs. E integrar extensões e aplicativos de vários sistemas operacionais e navegadores, como Firefox e Chrome.
Pesquisas de imagens e vídeos no DDG
As pesquisas de imagens e vídeos, seguem o mesmo padrão do Bing. Mesmo sem os recursos oferecidos de salvar e visualização, é mais eficiente do que apenas uma lista com dez resultados.
Você tem opções de data, resolução, duração e licença, para buscar vídeos, e quanto as imagens, é possível filtrar por data, tamanhos, cores, tipos, layouts e licenças.
Apple Maps para endereços e mapas
Para pesquisar endereços e mapas, o DuckDuckGo usa o Apple Maps, o recurso permite que você tenha pesquisa de endereços com imagens de satélite aprimoradas, recursos visuais adicionais, e mapas constantemente atualizados.
Como ocorre no Google Maps, você vai visualizar uma listagem lateral, com maiores informações: endereços, dados geográficos, lugares próximos, empresas locais e tipos de negócios.
Privacidade e crescimento: o foco do DDG
Se privacidade é um componente crítico para navegar na internet, e você quer ter o controle de suas informações pessoais, o DuckDuckGo não decepciona.
Mesmo com o crescimento expressivo de 57% de 2019 para 2020, e ultrapassando 100 milhões de buscas em um dia (janeiro/2021), e ter 8 bilhões de usuários no primeiro trimestre de 2022, a sua participação de mercado em relação ao Google é pequena. Mas o DDG está em ascensão.
4. Yandex
Yandex é o mecanismo de pesquisa mais usado na Rússia. A gigante tecnológica russa, ganhou ainda mais espaço com o seu motor de busca nos últimos anos, devido as decisões tomadas pela FAS (Federal Antimonopoly Service), serviços antimonopólio russo, contra o Google. No mercado mobile a empresa cresceu de 29% para 44%, em 1 ano, com essa ajuda.
Mesmo que o Android alcance mais de 70% dos dispositivos móveis na Rússia, o site de busca russo detém 52% de mecanismo de pesquisa nesses aparelhos.
O motor de busca inicialmente lançado em russo (1997), atualmente, tem sua versão global em inglês yandex.com, e está na 4ª posição a nível mundial, após Google, Bing e Yahoo. Rússia, Coreia do Sul e Japão, são os poucos países em que o Google não é líder de mercado.
A empresa de tecnologia e internet
A Yandex não é somente conhecida por possuir o maior site de busca russo, mas também, por sua atuação na área de tecnologia e internet, oferecendo produtos e serviços, que incluem: publicidade online, mapas online (como o Google Maps), browser, e-mail, sistema de análise Metrika (como o Google Analytics), gateway de pagamento (como o PayPal), games, streaming de música, e-commerce, gestão de dados, análise de aplicativos, assistente de voz (Alice), serviços de táxi (como o Uber), ecossistema doméstico inteligente e outros mais.
Como funciona o mecanismo de pesquisa da Yandex
Na página inicial do Yandex, estão disponíveis botões de acesso, para algumas funcionalidades, antes mesmo de iniciar uma pesquisa. É possível personalizar a interface, com planos de fundo da sua preferência.
E você pode configurar o navegador com recursos para diferentes usos, como trabalho, estudo ou uso pessoal. Criar um feed com base em seus interesses, adicionar extensões para aplicativos e habilitar tradução automática e instantânea.
As SERPs
Mesmo sob uma perspectiva específica do Yandex, é só visualizar a SERP do buscador e lembrar do Google: lista com dez resultados, links azuis, URLs e descrições. Conforme o tema pesquisado, é apresentado fotos, vídeos, e alguma síntese do assunto.
É possível realizar uma busca avançada, com base em localidade, idioma e data. Alternar da web para imagens, vídeos, notícias, anúncios, além de poder ver seu e-mail como resultado, e também, acessar o armazenamento de arquivos.
O mais interessante, é que no final da SERP, você pode mudar para o Google, Bing ou YouTube, caso não esteja encontrando os resultados esperados, seja em texto ou vídeo.
A interface de vídeos e imagens
Os vídeos aparecem em forma de lista na SERP, você tem uma pré-visualização ao parar com o mouse na miniatura, e pode carregar mais opções de vídeos na mesma página.
Na interface da pesquisa de imagens, os filtros incluem: tamanho, orientação, tipo de imagem, cor, data recente, papel de parede, e imagens semelhantes.
No entanto, você não encontra o filtro para Creative Commons, como nos outros buscadores, e vai precisar ver a fonte da imagem quando clicar nela. Mas, no campo “neste site”, da página, é só colocar a URL da CC Search, que serão apresentadas as imagens do site diretamente no Yandex.
O sistema de busca armazena suas informações
É bom lembrar, que o site de busca da Rússia não funciona como o DuckDuckGo, ou seja, ele armazena informações como os outros buscadores. Porém, o browser restringe a transmissão de cookies para sites de terceiros.
Os resultados das pesquisas podem ser personalizados
Você pode pesquisar no site de busca sem estar logado, mas com uma conta na plataforma, os resultados serão otimizados e personalizados conforme seus interesses. Será preciso instalar e configurar o navegador, em seu dispositivo.
Assistente virtual Alice
A assistente virtual do buscador é a Alice, que tem funcionalidades parecidas com o Google Assistent e a Alexa da Amazon. É possível fazer buscas por voz, e usar os recursos no ecossistema da plataforma.
Recursos de proteção contra vírus e phishing
A plataforma disponibiliza recursos com a tecnologia Protect, bloqueando anúncios indesejados, sites da internet e arquivos suspeitos, além de proteção para pagamentos online. Navegue de forma anônima (modo invisibilidade) na web, em uma janela privativa, que tem proteção contra vírus e phishing.
5. CC Search
O CC Search é uma resposta interessante, se sua busca for por imagem livre de direitos autorais. A plataforma de pesquisa de conteúdo sob licença creative commons lançada em 2019, migrou para o WordPress em 2021, e com isso, passou a ser Openverse.
Quem é a Creative Commons
A Creative Commons, é uma organização internacional sem fins lucrativos fundada em 2001, com sede em Mountain View, na Califórnia. Seu propósito é facilitar o acesso e compartilhamento de conteúdo online, por meio de licenças padronizadas.
A ferramenta Openverse, torna mais fácil para você encontrar obras com licenciamento CC (creative commons) e de domínio público, para usar de forma gratuita, por meio de recursos como tags e atribuição de um clique.
O índice de imagens, segundo a organização, totaliza mais de 500 milhões de imagens de APIs abertas, e você também encontra áudios (fase Beta) no CC Search.
O CC Search desde seu lançamento, buscou atender três grandes grupos de usuários: os que criam desenhos, imagens e arte; blogueiros, jornalistas e educadores, que precisam ilustrar textos; e criadores de vídeos.
As fontes de pesquisa da CC Search
Com interface simples e intuitiva, você tem acesso a uma série de filtros para refinar a pesquisa das imagens. As fontes do Creative Commons podem ser plataformas como Flickr, Google images, Open Clip Art Library, Behance e DeviantArt, NASA, Geograph Britain and Ireland, Rawpixel, PhyloPic, New York Public Library, Wikimedia Commons.
Além de desenhos gráficos, obras de arte, e obras culturais de sites dos museus: Metropolitan Museum of Art de Nova York, Cleveland Museum of Art, National Museum of Natural History, National Museum of African Art, Science Museum – UK, Digitalt Museum, entre outros.
Os outros tipos de licença para as obras
No site de busca também é possível filtrar obras com outros tipos de licença, como por exemplo, CC BY-AS, que permite remixar, adaptar e criar a partir de um arquivo original.
Quando você pesquisa no site da CC Search e não encontra as imagens que procura, no final da página estão os links para sites que são fontes de imagens. Se você clicar no Google Images, será redirecionado para a página de imagens do Google, e os resultados que aparecem já estão filtrados para a licença creative commons.
Pesquisa de áudio em fase Beta
Na pesquisa por áudios, o filtro apresenta categorias como: música, efeitos sonoros, audiobook, podcast. E realiza busca nos sites fontes: ccMixter, SoundCloud, Freesound, Europeana, Jamendo e Wikimedia Commons.
Entre os principais usuários que fazem pesquisa no CC, estão: professores, alunos, ilustradores e profissionais da área de marketing.
A Openverse e WordPress
O objetivo final do Openverse, é disponibilizar acesso aos 1,4 bilhão de CC licenciados e obras de domínio público na web. Adicionar não somente imagens e áudios, mas também, textos abertos e vídeos. O código-fonte da plataforma é open source, para que desenvolvedores possam acessar e colaborar com a ideia.
6. Ecosia
A Ecosia.org foi fundada em 2009, por Christian Kroll, uma empresa alemã, que transforma receitas dos anúncios nos resultados de pesquisa, em mudas de árvores plantadas.
O passo a passo do Ecosia funciona assim: você pesquisa na internet com a Ecosia. Os anúncios de pesquisa geram renda para o mecanismo de pesquisa. A Ecosia usa essa renda para plantar árvores.
São 100% dos lucros em ações climáticas
A organização utiliza 100% dos seus lucros em ações climáticas, sendo pelo menos 80% desses recursos, aplicados em projetos de plantio de árvores, onde elas são mais necessárias. A Ecosia planta árvores em 30 países, inclusive no Brasil.
Através da arrecadação com o mecanismo de busca, a ONG também promove empregos sustentáveis, oportunidades educacionais e de saúde, além de segurança ambiental para as comunidades locais. Relatórios financeiros sobre as atividades e o plantio de árvores, são publicados mensalmente, no site da organização.
A página do mecanismo de busca
A interface de busca do Ecosia é bem semelhante ao que você está acostumado no Google, e em outros sites de busca. Os resultados vêm no formato de listas, que lembram a maioria dos buscadores, e na SERP estão alguns anúncios, que são a fonte de renda da Ecosia.
Na página você tem opções de filtros para web, imagens, notícias, vídeos e mapas, além de botões interativos para Wikipedia, Amazon e acesso a loja virtual da Ecosia.
Quantas pesquisas para plantar uma árvore?
Como nem todo o usuário na internet vai clicar nos anúncios, a Ecosia estabeleceu um valor para cada pesquisa realizada, que somado vai resultar em uma árvore plantada. São necessárias aproximadamente, 45 pesquisas para você plantar uma muda de árvore.
Um ícone de árvore no canto superior direito, funciona como um contador e mostra abaixo dele, o número de mudas que você ajudou a plantar, pesquisando na internet com a Ecosia.
Como funciona o mecanismo de pesquisa da Ecosia?
Primeiro, você precisa instalar o navegador e isso é feito através do botão no site da Ecosia.org, na versão para web, ou se for instalar no seu smartphone, o aplicativo está disponível para Android e iOS.
Aqui nós vamos encontrar pontos em comum com outros buscadores. Ou seja, os resultados das SERPs da Ecosia, tem como fonte o Bing. A Ecosia usa a tecnologia de pesquisa da Microsoft, aprimorada com seus próprios algoritmos.
Essa parceria também está relacionada à sustentabilidade ambiental, e ao propósito da Microsoft (2012) de tornar suas operações neutras em carbono, o que inclui seu mecanismo de busca.
Com o aumento da popularidade da Ecosia, empresas têm procurado anunciar na plataforma, devido a visibilidade e a importância do compromisso com o meio ambiente, nos dias de hoje.
O que são os resultados personalizados?
Nas configurações do buscador, você pode ativar os resultados de pesquisa personalizada, com isso, será considerado seu histórico de pesquisa anterior. No início, as diferenças podem ser pequenas, mas à medida que você pesquisar, mais precisão vai obter nas respostas.
No entanto, a Ecosia não visa colocar você e suas pesquisas em uma bolha de filtro. O objetivo de personalizar as buscas é conseguir maior assertividade e relevância em relação ao contexto das suas perguntas. E a funcionalidade pode ser desativada a qualquer momento em configurações na plataforma.
A privacidade dos dados na fonte de pesquisas
É importante destacar, que para o serviço de pesquisa, informações de IP e alguns dados, são passados para a fonte de busca, no caso o Bing. O que não ocorre quando você usa o DuckDuckGo.
Mas de acordo com a Ecosia, o seu endereço de IP e qualquer identificador exclusivo não é armazenado, e a Microsoft estabelece a exclusão automática do seu histórico de pesquisa e o identificador, após 18 meses, seguindo a política de privacidade da empresa.
O valor da sua privacidade para a Ecosia
A Ecosia se considera um livro aberto. Mas acredita que você não deve ser, principalmente, com a forma que seus dados podem ser usados na web. O que significa, que o mecanismo de busca procura valorizar a sua privacidade, o que nos faz lembrar o DDG.
O sistema da Ecosia não armazena o que é pesquisado, nem coleta informações para criar perfis pessoais, com base em navegação e histórico de buscas, como também, não usa ferramentas de rastreamento externo.
A organização deixa claro, que os dados são anonimizados em poucos dias (cerca de 7), e que suas informações, não são vendidas para sites de anunciantes. A sua navegação durante as pesquisas, é protegida com um sistema próprio de criptografia robusta. E segue o propósito da Ecosia: “Estamos nessa pelas árvores, não pelos seus dados. ”
A segurança das informações
A Ecosia possui um mecanismo de busca seguro, que entrega resultados rápidos e relevantes, o que está diretamente relacionado a fonte ser a Microsoft. O que também vai tornar suas pesquisas bem familiar.
Se por um lado, os recursos da plataforma não são tão aprimorados como os do Google, por esse mesmo lado, suas informações não estão sendo comercializadas. Mas é preciso destacar que o Google já funciona com 100% de fontes renováveis. A Microsoft vai chegar lá.
Quando você faz uma pesquisa!
Se não encontrar no Google, também não vai encontrar no Bing, que tem parceria com a Ecosia. E se não estiver no Bing não será encontrado do DDG (eles também são parceiros), certamente você não vai achar no Yahoo, (tem integração), dificilmente vai aparecer no Yandex (ele é o Google da Rússia), e se for relacionado somente a imagens, e creative commons, vai estar no CC Search, e pode aparecer em todos esses sites de busca, que na interface de imagens, tem a opção de buscar por CC Creative Commons.
É só escolher a resposta certa
Então, isso não precisa se tornar um ciclo eterno e nem uma dúvida, é só você escolher a resposta certa. E aqui é: o que melhor funciona para você!
O Google, o Bing ou o DDG de vez em quando, porque esses buscadores, têm recursos aprimorados e específicos em cada um. Isso pode ajudar e facilitar suas pesquisas, conforme o que você precisa.
E sempre que imagem é o assunto, por que não buscar os diferenciais do CC Search, os objetivos do buscador com o WordPress, são gigantes. Considere conhecer o grande concorrente russo do Google, o Yandex, e acessar um dos portais mais conhecidos no mundo, o do Yahoo!.
Independentemente do que estiver pesquisando, você pode ao mesmo tempo, combater as mudanças climáticas no mundo, remover o CO2 do ar, plantando árvores através da Ecosia. Afinal, quem não quer fazer desse planeta um lugar melhor?