Fatores de Ranqueamento do Google: As métricas que classificam seu site

No mundo do Google e seu complexo algoritmo de classificação, sempre será preciso adotar uma abordagem profunda e inovadora, se o intuito for que seu site alcance um crescimento significativo na web.

É necessário compreender os fatores de ranqueamento do Google e explorar estratégias criativas que estão além do convencional. Apenas a otimização básica das páginas do seu site, em um cenário digital que evolui cada vez mais rápido, não é suficiente para trazer visibilidade para o seu negócio, nem impulsionar seu site para as melhores classificações nos resultados de pesquisa.

Portanto, se o seu objetivo é fazer seu site marcar presença nas páginas de resultados (SERPs), nada melhor do que entender como o Google consegue transformar a busca online em uma ciência de ranqueamento. E isso vai ficar bem mais fácil, seguindo todas as orientações relevantes que reunimos neste artigo. 

O Algoritmo do Google

O algoritmo do Google é um conjunto complexo de regras e fórmulas matemáticas, que são utilizadas no processo de rastreamento, indexação, classificação e na ordem de apresentação dos resultados das pesquisas. Em síntese, é o algoritmo que decide quais páginas na web são mais relevantes para uma busca específica, e faz isso seguindo uma sequência lógica de instruções.

Como funciona o algoritmo do Google?

O funcionamento do algoritmo do Google envolve várias etapas e elementos, e de uma maneira geral e simplificada ocorre em quatro etapas:

1. Rastreamento

Os robôs ou spiders (rastreadores) do Google, percorrem a web para descobrir novas páginas ou as existentes que foram atualizadas. Esses rastreadores ou Googlebots, realizam esse processo continuamente, seguem os links das páginas para criar um índice imenso de conteúdo formando assim um banco de dados.

2. Indexação

As páginas da web são encontradas, indexadas e armazenadas em um banco de dados gigantesco. O armazenamento no índice do Google envolve análise de conteúdo e de informações sobre cada página, como palavras-chave, títulos, imagens, links e muito mais.

3. Ranqueamento

Quando o usuário realiza uma busca, o Google consulta seu índice para encontrar páginas relevantes para o que foi pesquisado. O algoritmo vai classificar as páginas selecionadas com base em uma série de fatores de ranqueamento (mais de 200), e atribuir uma pontuação de relevância a cada página.

4. Resultados

Os resultados que o Google exibe em suas páginas é por ordem de relevância, ou seja, páginas mais relevantes aparecem no topo das classificações.

Atualizações para ajustar e aprimorar o algoritmo do Google são uma constante, elas visam melhorar a qualidade dos resultados para os usuários. Ao mesmo tempo, detectar e penalizar sites que utilizam técnicas de manipulação enganosas para melhorar o ranqueamento nas pesquisas.

Uma ilustração mostrando como funciona o algoritmo do Google 

O que são os Fatores de Ranqueamento do Google?

Os fatores de ranqueamento do Google são uma série de critérios e elementos que o mecanismo de busca do Google usa para definir a ordem em que as páginas da web são exibidas nos resultados de pesquisa. O Google não divulga uma lista exata ou um número específico, estima-se que são mais de 200 fatores diferentes, apesar de muitos nunca terem sido confirmados.

Esses fatores são complexos e estão em constante evolução à medida que o Google atualiza seus algoritmos para fornecer resultados de pesquisa mais relevantes e úteis aos usuários. Além disso, os sinais de ranqueamento não têm pesos iguais, e a importância de cada fator pode variar, por isso, costuma-se dizer, que ninguém fora de Mountain View (sede do Google) sabe 100% dos sinais de classificação.

No entanto, algumas métricas já provaram que funcionam e podem alterar significativamente o ranking do seu site nas SERPs. Vamos explicar com mais detalhes alguns fatores que profissionais de marketing, especialistas de SEO e criadores de conteúdo, adotam em suas estratégias, para aumentar a classificação de um site no Google e atrair mais tráfego orgânico:

Fatores de Ranqueamento On-Page

1. Palavras-chave

O papel crucial das palavras-chave

Quando um usuário insere um termo no campo de pesquisa, o Google vai selecionar as páginas da web que mais se relacionam com o que está sendo pesquisado, e os conteúdos mais úteis e relevantes são apresentados nos resultados da busca.

Esses termos podem ser palavras-chave ou frases-chave, e são a base para desenvolver uma estratégia de SEO. Tenha em mente, que essas palavras orientam o Google sobre o conteúdo que o seu site oferece, e conectam seu público com as informações que eles estão procurando.

Portanto, páginas da web otimizadas para palavras-chave relevantes, têm melhor ranqueamento nos resultados das pesquisas do Google. E maiores chances de atrair tráfego qualificado, que está mais propenso a se envolver com o seu conteúdo.

Como escolher palavras-chave eficazes

Ao escolher as palavras-chave certas em títulos, cabeçalhos e conteúdo, você vai prever o que os seus usuários procuram e garantir que seu site apareça nos resultados do Google.

Aqui está um passo a passo para pesquisar palavras-chave eficazes:

  1.       Seu público: o primeiro passo é entender quem é seu público, quais são os tópicos, perguntas e interesses, que eles têm.
  2.       Os tópicos: faça uma lista dos tópicos relacionados ao seu site e seu nicho de atuação.
  3.     Pesquise no Google: na caixa de pesquisa do Google, comece a digitar uma palavra ou frase relacionada a um tópico relacionado ao seu site.

        À medida que você digita, o Google fornece sugestões de pesquisa, que são palavras-chave    relacionadas às buscas dos usuários.

        Se você rolar até o final da página de resultados, vai encontrar a seção “Pesquisas relacionadas”, onde  estão outras sugestões de palavras-chave associadas à sua pesquisa.

  1.       Ferramentas de pesquisa de palavras chave: existem várias ferramentas que podem ajudar na sua pesquisa de palavras-chave, algumas das melhores são: Google Keyword Planner, SEMrush, Ahrefs, Moz Keyword Explorer e Ubersuggest. Além de sugestões de palavras-chave, você também tem acesso a uma série de informações, incluindo, volume de pesquisa, concorrência e palavras-chave relacionadas.
  2.       Cauda Curta e Longa: palavras-chave de cauda curta são mais genéricas, compostas por uma ou duas palavras, têm alto volume de pesquisa e alta competição. Exemplo: Tênis; Receitas.

Já as de cauda longa, são mais específicas, contêm três ou mais palavras, com um volume de pesquisa menor e menos competitivas. Geralmente, convertem mais, por refletirem melhor a intenção de pesquisa. Exemplo: Tênis para beach tennis; Receitas de pão sem glúten. Ambas são importantes para sua estratégia de conteúdo.

  1.       Concorrência: verifique quais sites classificam bem para as suas palavras-chave. Se a concorrência for muito alta, pode ser mais difícil você conseguir se classificar com essas palavras.
  2.       Mapa: organize suas palavras-chave em grupos por tema, e crie um mapa de palavras-chave relacionadas a cada conteúdo. Priorize a otimização de conteúdo pelas palavras-chave mais importantes para seu site.
  3.       Crie conteúdo: use as palavras-chave de forma natural em seu conteúdo, lembre-se que o uso excessivo de palavras-chave prejudica sua página da web, é visto pelo Google como keyword stuffing.
  4.       Ajustes: acompanhe o desempenho da sua estratégia de palavras-chave, e faça ajustes quando for necessário.

2. Conteúdo de Qualidade

O Google prioriza conteúdo de alta qualidade, porque seu principal objetivo é fornecer resultados de pesquisas relevantes e úteis para seus usuários. Isso significa, que páginas com conteúdo que ajude os leitores com o que eles estão pesquisando, é considerado valioso pelo Google e vai classificar melhor nas pesquisas. Especialmente, quando as informações sobre um tema revelam experiência e expertise, como também autoridade e confiabilidade (Diretrizes de Qualidade do Google – EEAT|2022).

 Qualidade vs. Quantidade de conteúdo

É fundamental entender a intenção do usuário e o contexto ao criar conteúdo. Se um tema exige uma explicação detalhada, então um conteúdo mais longo e aprofundado pode ser necessário e apropriado.

No entanto, se o objetivo é fornecer informações rápidas e diretas, um conteúdo mais curto pode ser mais eficaz e adequado.

Em síntese, não se trata apenas da quantidade ou tamanho do conteúdo, mas da sua qualidade, relevância e adequação em relação a uma pesquisa. O Google reconhece e recompensa conteúdo valioso e útil, e isso independente do tamanho, desde que atenda às necessidades dos usuários.

Conteúdos longos podem ser bem estruturados, com subtítulos e listas para facilitar a leitura e compreensão do assunto. Se uma informação pode ser transmitida de maneira eficaz em poucas palavras, evite repetições desnecessárias.

 Estratégias para criar conteúdo valioso

É importante não esquecer que o Google usa algoritmos avançados para analisar a qualidade de um conteúdo. Sendo assim, é preciso considerar:

Relevância: conteúdo útil, que seja relevante para o tema abordado; ajude os usuários fornecendo informações suficientes, orientações e respondendo a perguntas sobre o que está sendo pesquisado.

Originalidade: crie conteúdo original e exclusivo, nunca copie de outros sites (plágio é considerado crime), se não quiser criar uma barreira para o ranqueamento da sua página.

Confiabilidade: conteúdo confiável criado por alguém com profundo conhecimento sobre o assunto, para aumentar a credibilidade. Que não contenha informações duvidosas, falsas ou enganosas.

Fontes confiáveis: quando for apropriado, devem ser citadas fontes confiáveis para embasar as informações do conteúdo com evidências, dados ou pesquisas.

Legibilidade: para facilitar a leitura e o entendimento, o conteúdo deve ser escrito de forma clara, livre de erros gramaticais e ortográficos. Com o uso de parágrafos curtos, títulos informativos e listas.

Sem esquecer que os títulos desempenham um papel importante, eles precisam ser claros, informativos e cativantes.

Elementos visuais: incorporar imagens, infográficos, vídeos, enriquecem o conteúdo, aumentam o envolvimento e também, podem facilitar a compreensão de um tema.

Atualização: é essencial manter o conteúdo atualizado, como forma de manter a qualidade das informações. Pessoas e o Google, priorizam páginas que são frequentemente atualizadas.

Backlinks: de fontes respeitáveis e relevantes, sinalizam para o Google que seu conteúdo é de qualidade.

Consistência: é essencial a publicação de conteúdo de qualidade de forma consistente, para manter o interesse dos leitores e ser bem avaliado pelo Google.

 3. SEO On-Page

Otimização de Título e Meta Descrição

Títulos e meta-descrições, têm a importante função de atrair cliques dos usuários nos resultados de pesquisa. Eles são a primeira impressão que o público tem sobre o seu conteúdo, por isso, títulos e meta-descrições precisam comunicar de forma eficaz o valor do seu conteúdo e dar destaque para sua página no ranqueamento do Google.

Otimização de Título

Relevância: O título deve ser relevante para o conteúdo da página, precisa sintetizar o tema principal de forma clara e precisa.

Palavras-chave: procure incluir a palavra-chave principal, de preferência próxima ao início do título. Isso facilita aos mecanismos de busca e para as pessoas entenderem do que se trata a página.

Comprimento do título: Mantenha o título dentro de um comprimento recomendado de 50 a 60 caracteres (algumas pesquisas recomendam até 59). Isso permite que o título seja exibido sem cortes, nos resultados de pesquisa do Google.

Engajamento: Faça o título cativante e envolvente para atrair a atenção dos usuários. Perguntas, números e benefícios costumam ser eficazes.

 

Otimização de Meta Descrição

Resumo: a meta-descrição deve resumir o conteúdo da página de forma clara e concisa, complementando o título com informações adicionais.

Palavras-chave: inclua palavras-chave importantes de maneira natural na meta descrição, isso ajuda a destacar o conteúdo da página nos resultados de pesquisa.

Comprimento da meta descrição: procure manter a meta-descrição dentro do limite recomendado de cerca de 150 a 160 caracteres. Isso ajuda para que a descrição seja exibida completa nos resultados de pesquisa.

Chamariz: a meta-descrição é uma oportunidade para chamar a atenção sobre seu conteúdo e incentivar os usuários a clicarem no seu link. Portanto, destaque informações importantes.

  

URL amigável e estrutura de cabeçalhos

URL amigável

Palavras-chave: a URL deve ser significativa para o conteúdo da página, e incluir palavras-chave que ajudem os mecanismos de busca a entender sobre o que a página se refere.

Legibilidade: Mantenha as URLs curtas, descritivas e fáceis de ler. Não use muitos caracteres especiais, códigos e números em suas URLs.

Espaços: Use hífens (“-“) para separar as palavras da URL em vez de espaços ou underscores (traços baixos). Por exemplo, “www.meusite.com/artigo-sobre-fitness” é melhor do que “www.meusite.com/artigo_sobre_fitness“.

4.  Velocidade do Site

Importância da velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento de uma página da web desempenha um papel crítico, porque afeta diretamente o comportamento do usuário, e sendo assim, também o Google e as classificações.

Os usuários tendem a abandonar rapidamente páginas que demoram muito para carregar (mais de 3 segundos), e o Google que considera essa métrica um fator de ranqueamento diminui a classificação dos sites que considera lentos.

Já páginas mais rápidas, têm maiores chances de aumentar o tempo de permanência do visitante, porque eles estão mais propensos a se envolver com o conteúdo do site. O que é visto pelo Google como um indicador positivo, que resulta em melhores classificações nas SERPs.

Melhores práticas para aumentar o desempenho do site

Por muitos anos o Google usou vários sinais para medir a velocidade de uma página da web, no final de outubro de 2022, John Mueller (Twitter) comentou que o Google passou a usar apenas o Core Web Vitals (CWV). O conjunto de métricas avalia a rapidez no: carregamento, interação e estabilidade visual da página.

Aqui estão algumas etapas para otimizar o desempenho do seu site, não esqueça, cada segundo conta:

Analise seu desempenho atual: use ferramentas gratuitas como PageSpeed Insights do Google, Lighthouse ou o Google Search Console, para avaliar o desempenho do seu site.

Melhore velocidade de carregamento: otimize imagens (formato, compactação, dimensões), códigos e recursos, para reduzir o tamanho dos arquivos; diminua o uso de scripts e plug-ins desnecessários; habilite armazenamento em cache (navegador/servidor) para reduzir o tempo de carregamento da página.

A ferramenta ImageRecycle pode especificar quais imagens em seu site precisam de ajustes. 

Priorize o carregamento do conteúdo visível da página: o Google recomenda priorizar o conteúdo visível e fornece duas regras a seguir:

  • Estruturar seu HTML para carregar primeiro somente o conteúdo essencial, da região acima da dobra.
  • Reduzir a quantidade de dados usados pelos recursos (marcação HTML, imagens, CSS, Java Script).

Evite layouts inesperados: evite inserção de anúncios e qualquer outro elemento que altere o layout da página após o carregamento inicial.

Utilize uma Rede de Entrega de Conteúdo – CDN: isso vai ajudar na distribuição do seu conteúdo globalmente, acelerar o carregamento das páginas do site, recursos, conteúdo, imagens, arquivos de mídia. Escolha um provedor de hospedagem rápido e confiável, que ofereça a CDN integrada nos serviços.

Acompanhe o desempenho da página: realize testes, com frequência ao longo do tempo e faça ajustes conforme necessário. O desempenho pode alterar com mudanças no conteúdo ou tráfego.

5. Mobile-Friendliness

A ascensão dos dispositivos móveis

O crescimento de smartphones transformou a maneira como as pessoas acessam a internet, o que acabou influenciando significativamente os algoritmos de classificação do Google. Como resultado, a compatibilidade de um site com dispositivos móveis passou a ser um fator importante de ranqueamento.

Mobile-friendliness se refere a capacidade de um site ser responsivo (multitelas) se adaptar e funcionar bem em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Tornando seu site compatível com dispositivos móveis

Criar ou atualizar seu site para um design responsivo, é altamente recomendável, isso vai garantir que o conteúdo seja acessível e amigável em todos os tipos de telas. Caso contrário, sua página da web vai apresentar problemas de usabilidade, incluindo layouts desorganizados, textos ilegíveis e botões difíceis de serem tocados.

O Google também usa métricas do Core Web Vitals para medir o desempenho e a experiência do usuário em dispositivos móveis, tornando a mobile-friendliness ainda mais crucial, para evitar que seu site seja penalizado.

 O que você deve observar em seu site para smartphones e tablets:

Layout flexível: o design se adapta a diferentes tamanhos de telas, com as imagens se ajustando automaticamente a largura de cada tela.

Texto legível: o tamanho do texto e a formatação também são ajustados para que o texto seja legível nas telas pequenas.

Navegação otimizada: os menus e os ícones de navegação são adaptados para dispositivos móveis. Botões e itens interativos são projetados para facilitar o toque em telas touchscreen.

Carregamento rápido: o design responsivo permite melhor desempenho, garantindo que o site carregue rapidamente em conexões móveis.

Fatores de Ranqueamento Off-Page

1. Backlinks de Qualidade

Backlinks são links externos que apontam para o seu site, eles ajudam a construir autoridade, são vistos como votos de confiança e indicativos de conteúdo relevante. Quanto mais backlinks apontarem para seu site, maiores as chances de aumentar sua classificação nos resultados das pesquisas.

No entanto, nem todos os backlinks são vistos de forma igual pelo Google, porque ele valoriza a qualidade sobre a quantidade. Isso quer dizer que, para seus backlinks ajudarem a aumentar a visibilidade do seu site, precisam agregar valor e ter qualidade.

A influência dos backlinks no ranqueamento

Backlinks desempenham um papel fundamental em estratégias de SEO e no ranqueamento de um site. No que se refere ao Google, eles são considerados um dos fatores mais fortes para classificação, por vários motivos, como:

Relevância | autoridade | confiança: backlinks de sites respeitáveis para o seu site, sinalizam a qualidade do seu conteúdo e reforçam a credibilidade da sua página da web. Isso é visto pelo Google como sinais de relevância, autoridade e confiança, ou seja, seu site merece destaque nos resultados das pesquisas, por ser considerado valioso para os usuários.

Estratégias para construir backlinks de qualidade

A base para uma estratégia de construção de backlinks, está diretamente relacionada a criar conteúdo valioso, útil e relevante. Afinal, quem publica conteúdo de qualidade, quer links de outros sites com a mesma relevância. Dito isso, considere:

Marketing de conteúdo: procure colocar em prática uma estratégia de marketing de conteúdo consistente. Com publicações regulares, assuntos interessantes, que possam despertar o interesse de compartilhamento por outros sites.

Guest Post (Publicações como Convidado): construa relacionamentos com outros sites e blogs do seu nicho de atuação, busque oportunidades de colaboração. Uma prática muito comum, é escrever artigos de qualidade, como convidado para o público de outros sites.

Concorrência: analise os backlinks de sites concorrentes, essa é uma forma de identificar oportunidades de construção de links, para o seu conteúdo.

 Não esqueça que o Google valoriza a construção de links de maneira ética, e técnicas de backlinks manipuladoras podem resultar em penalizações.

2. Autoridade do Domínio

Conceito e Métricas

O conceito de Autoridade de Domínio, está relacionado a importância e relevância de um site em seu nicho de atuação, palavras pesquisadas e com relação aos sites concorrentes.

A métrica criada pela Moz (empresa de SEO, software e marketing) para avaliar Autoridade de Domínio (DA), estabelece uma pontuação de 0 a 100, e quanto mais alta a pontuação alcançada, maior a autoridade de domínio.

Para definir essa métrica é feito um cálculo considerando uma série de fatores, como por exemplo: backlinks de qualidade, histórico de domínio, relevância de conteúdo, engajamento de usuários, sinais sociais, etc.

Páginas com alta autoridade de domínio, podem ser consideradas mais confiáveis, valiosas e influentes, pelos motores de busca, e isso pode resultar em melhor ranqueamento. No entanto, o Google muitas vezes deixou claro que DA é uma ferramenta da Moz, e não um fator de classificação do Google.

Sendo assim, autoridade de domínio é uma maneira eficiente de conhecer e avaliar o desempenho do seu site em relação aos concorrentes. Porém, a métrica deve ser usada com outras práticas de SEO, que visam obter o melhor desempenho nas páginas de resultados (SERPs).

Como aumentar a autoridade do seu site

Primeiramente, é preciso observar que a construção de autoridade de domínio é um processo gradual, contínuo e de longo prazo. À medida que você constrói uma base sólida, o reconhecimento do seu site tende a crescer e aumentar sua visibilidade na web e nas SERPs.

Para verificar o seu DA e visualizar sua pontuação, você pode acessar a ferramenta da Moz, basta somente colocar a URL do seu domínio, como por exemplo: meusite.com.br.

Aqui estão alguns pontos importantes, sobre como aumentar sua autoridade de domínio:

  •         Crie conteúdo de qualidade;
  •       Construa backlinks de qualidade (um dos principais impulsionadores da autoridade de domínio);
  •         Otimize a estrutura de links internos;
  •         Promova compartilhamento de conteúdo em redes sociais, e-mail marketing;
  •         Inclua Guest Post em suas estratégias de SEO;
  •         Atualize conteúdo antigo;
  •         Aumente a velocidade do seu site;
  •         Pesquise e segmente palavras-chave relevantes para seu nicho;
  •         Identifique backlinks de seus concorrentes;
  •         Monitore e analise o desempenho do seu site.

3. Sinais Sociais e de Confiança

O papel das redes sociais no SEO

Compartilhar conteúdo de qualidade, interagir com seu público de interesse e construir uma presença forte nas redes sociais, trazem benefícios significativos para sua estratégia de SEO. Como aumento de tráfego e engajamento, divulgação de conteúdo e fortalecimento de autoridade da marca.

Redes sociais são um meio valioso para você obter feedback e interagir com seus usuários, como também, atrair a atenção do seu público local se for necessário. E sinais sociais, podem contribuir de forma significativa, para melhorar a visibilidade da sua marca no Google.

Estratégias para melhorar os sinais sociais

Melhorar sinais sociais, como curtidas, compartilhamentos, comentários e engajamento em suas redes sociais, envolve além de criar conteúdo valioso e atraente para sua audiência, também:

Consistência: é preciso manter uma programação de postagens consistente, com publicações que atendam os interesses do seu público, regularmente para manter seu conteúdo em destaque.

Visualmente atraentes: imagens e vídeos tendem a receber maior engajamento do que somente texto. Certifique-se de que o conteúdo visual seja tão relevante, quanto encantador e envolvente, considerando o contexto da sua postagem.

Chamadas para ação: procure incentivar sua audiência a interagir com suas postagens, por meio de ações claras, como pedidos para compartilhar um post, comentar ou marcar um amigo.

Compartilhamento: compartilhe conteúdo interessante de outras pessoas na rede, para incentivar a reciprocidade.

 Engajamento: a interação direta com seus seguidores é uma ótima maneira de promover o engajamento e aumentar a fidelização. Responda comentários, mensagens e menções ao seu post, incentive avaliações. Promova enquetes, realize eventos online exclusivos, para ampliar sua audiência.

Hashtags: pesquise para usar hashtags relevantes, que contribuam para seu conteúdo ser descoberto, por um público mais amplo em plataformas como Instagram e X (Twitter).

Marca: humanize a sua marca, mostre a sua personalidade, compartilhe histórias, promova interações pessoais, mostre os bastidores do seu negócio.

Concorrência: analise o que seus concorrentes estão fazendo nas redes sociais, adote estratégias bem-sucedidas, identifique e evite os erros que são cometidos.

Experiência do Usuário (UX)

1. Design Responsivo

Importância do design responsivo

Atualmente, obter a melhor experiência do usuário (UX), significa ter um site multitelas, ou seja, adotar um design responsivo que se ajuste automaticamente ao tamanho da tela do dispositivo (desktop, notebook, smartphone ou tablet). O Google considera essa compatibilidade fator de ranqueamento, portanto, prioriza sites responsivos em seus resultados de pesquisa (mobile e desktop).

Sites responsivos otimizam a navegação, adaptando, dimensionando e posicionando elementos interativos como, menus, botões e links, para serem facilmente acessíveis em diferentes tamanhos e formatos de telas. Ajustam o tamanho do texto, a formatação e o layout das páginas, para garantir que o conteúdo esteja legível em diferentes dispositivos.

Como criar um design amigável para o usuário

Aqui estão alguns pontos a serem considerados para criar um design amigável:

Conheça seu público de interesse: compreenda quem são os usuários do seu site, necessidades e preferências.

Site responsivo: mantenha um estilo visual consistente em todo o site, use um design acessível em diferentes telas, mobile-friendly. Lembre-se o design é orientado para o conteúdo e não ao contrário.

Organização das informações:  crie uma estrutura de informações lógica, clara e intuitiva, para os elementos que compõem o design do seu site. Facilite a navegação, com um menu organizado e visível; seções ou categorias facilmente identificáveis; links de páginas claros; elementos interativos destacados, ícones, rótulos descritivos e botões.

Legibilidade: use fontes legíveis em tamanho adequado, destaque elementos importantes com tamanhos maiores, negritos ou cores. Use espaçamento adequado entre elementos, evite a sensação de aglomeração, para facilitar a leitura e navegação.

Desempenho: otimize imagens e recursos, para seu site carregar mais rápido.

 

2. Navegação Intuitiva

Facilitando a navegação no site

 Facilitar a navegação em seu site vai garantir que os usuários encontrem o que estão procurando, com isso, é possível aumentar o tempo de permanência no site, e reduzir taxas de rejeição. Será necessário ter o conteúdo organizado para simplificar o acesso.

Melhores práticas de organização de conteúdo

Auditoria: realize uma auditoria do conteúdo do seu site, identifique o que é relevante, o que precisa ser atualizado, o que deve ser removido e quais lacunas de conteúdo é necessário preencher.

Estrutura de informações: crie uma arquitetura de informações, com essa estrutura é possível organizar o conteúdo, de forma lógica e relacionada. Defina páginas principais, categorias e subcategorias.

Se você tiver muitas páginas ou categorias, integre submenus (dropdown), para que as informações sejam apresentadas.

 Links internos: crie uma estrutura de links internos para vincular páginas relacionadas, isso ajuda os usuários a explorar de forma fácil e abrangente os diferentes tipos de conteúdo do site.

Conteúdo relacionado: agrupe conteúdo relacionado em seções específicas, para simplificar o acesso a informações semelhantes.

Breadcrumbs: use trilhas de navegação para mostrar onde o usuário está no site, e permitir que ele volte com facilidade para as páginas anteriores.

Pesquisa: disponibilize a opção de pesquisa interna, para que seus visitantes encontrem mais fácil e rápido informações em seu site.

Mapa do site: se o seu site for grande, crie um mapa do site (sitemap) que liste todas as páginas e categorias disponíveis.

 3. Tempo de Permanência no site

A métrica de tempo de permanência

 O tempo de permanência pode indicar o nível de envolvimento e interesse dos visitantes em uma página ou site. Quanto mais tempo os usuários permanecerem, em geral, mais envolvidos estão com o conteúdo.

Mesmo não sendo um fator de ranqueamento direto, ele é visto pelo Google como um indicativo de qualidade de conteúdo, e como o Google valoriza o site que mantém seus usuários envolvidos (satisfeitos), por mais tempo, ele procura classificar melhor a página em seus resultados de pesquisa.

O contrário também é verdadeiro, ou seja, um tempo de permanência curto pode ser visto como usuários insatisfeitos, que não encontraram o que estavam procurando. Isso pode estar relacionado a conteúdo de pouca qualidade e desempenho inferior do site.

 

Estratégias para manter os visitantes no site

São vários os fatores que contribuem para um visitante permanecer mais tempo em um site, e se você quer aumentar a permanência dos visitantes em suas páginas da web, procure:

  •     Publicar conteúdo relevante, útil e de qualidade;
  •         Otimizar a velocidade de carregamento das páginas do site;
  •         Adicionar elementos visuais, como fotos e vídeos;
  •         Incluir recursos interativos;
  •         Simplificar a navegação, para uma experiência eficaz e agradável.

 

3. Taxa de Rejeição

O que é a taxa de rejeição

A taxa de rejeição mede o percentual de visitantes que acessam uma página específica do site, e saem dela sem realizar nenhuma ação adicional, como clicar em um link, interagir com o conteúdo ou navegar para outras páginas do site em uma mesma sessão.

É preciso levar em conta que, se a página inicial do seu site é a porta de entrada para seus visitantes acessarem outras páginas importantes, como artigos, produtos e processos de checkout, por exemplo. E uma porcentagem alta dos usuários acessar somente esta página, isso é um problema de rejeição.

Porém, se o seu site é de página única, como uma Landing page, ou fornece conteúdo onde são esperadas sessões para uma única página, apresentar uma taxa elevada de rejeição é considerada perfeitamente normal (de acordo com o Google).

A alta taxa de rejeição é ruim? Depende, só se for interpretada pelo Google, como um sinal de que os visitantes não estão satisfeitos com o que seu site oferece. Como, conteúdo irrelevante e site com baixo desempenho.

 

Reduzindo a taxa de rejeição do seu site

O Google Analytics pode fornecer uma série de informações e orientações importantes, para ajudar a corrigir alguns problemas no seu site e reduzir a taxa de rejeição:

 

Geral: o Analytics fornece a taxa de rejeição geral do seu site, que é a média de todas as páginas, porém ela é muito ampla para oferecer informações sobre as quais você deve agir. O ideal é fazer uma investigação mais detalhada.

Página: é possível visualizar a taxa de rejeição individual de cada página do seu site. Isso ajuda a identificar quais páginas têm taxas de rejeição mais altas e podem precisar de otimização.

Canal de tráfego: você pode analisar a taxa de rejeição com base na origem do tráfego: pesquisa orgânica, tráfego direto, links de outros sites e redes sociais. Para acompanhar como diferentes canais estão se saindo.

Palavra-chave: quando você rastrear palavras-chave, pode ver a taxa de rejeição associada a palavras-chave específicas.

No Google Analytics você pode configurar segmentação avançada, e analisar taxas de rejeição com base em critérios específicos.

Atualizações do Algoritmo e Ranqueamento

Algumas dos atualizações do Google em 2023, foram:

  1.   O Google anunciou uma atualização de avaliações de produtos em 21 fevereiro de 2023, que se aplica ao idioma português. De acordo com o Google: O sistema funciona para que as pessoas vejam avaliações de produtos que compartilham pesquisas detalhadas, em vez de conteúdo superficial que apenas resume vários produtos.
  2.   Uma atualização do algoritmo principal foi lançada em 15 de março de 2023. Segundo o Google, essas mudanças servem para melhorar a maneira como os sistemas avaliam o conteúdo em geral. 
  3.   A atualização de 12 abril de 2023 foi direcionada ao conteúdo de revisão em nível de página, atualização de comentários. O Google visa recompensar melhor as avaliações de alta qualidade, um conteúdo que oferece análises inteligentes e pesquisas originais, escrito por especialistas ou entusiastas que conhecem o tema.
  4.   Em agosto de 2023, o Google lançou uma atualização do algoritmo principal, o objetivo é continuar cumprindo a missão do Google, de aprimorar a pesquisa para seus usuários.
  5.   Foi lançada em 14 de setembro de 2023 uma atualização de conteúdo útil, que vai recompensar melhor o conteúdo que oferece uma experiência satisfatória aos usuários. Enquanto o conteúdo que não atender os objetivos do Google não terá um bom desempenho.

Como se adaptar a mudanças no algoritmo do Google

O primeiro ponto, é entender que o Google é comprometido com a melhor experiência dos usuários nas pesquisas, isso quer dizer, manter resultados relevantes, úteis e confiáveis em suas SERPs. Atualizações de algoritmo permitem ao Google alcançar seus objetivos.

Como as mudanças para refinar o algoritmo são uma constante, o ideal é estar ciente dessas atualizações e procurar acompanhar as diretrizes do Google, para que seu site permaneça bem posicionado nos resultados das pesquisas. Alguns fatores são vitais para seu site, você precisa ter foco em conteúdo de qualidade, experiência do usuário e melhores práticas de SEO, a curto, médio e longo prazo.

O Google geralmente anuncia atualizações significativas em seu algoritmo, muitas vezes mencionando em blogs oficiais (Webmaster Central Blog), fóruns e comunicados à imprensa. Portanto, o indicado é acompanhar as fontes oficiais do Google, como também, sites e blogs de SEO que sejam confiáveis. Além de fornecer análises detalhadas sobre as atualizações do Google, geralmente, especialistas em SEO compartilham dicas e estratégias para se adaptar às mudanças de algoritmo. 

Dicas Avançadas para Ranqueamento

Schema Markup

O que é Schema Markup? Schema Markup ou Marcação de Schema, que também é conhecido como Estrutura de Dados Schema é uma forma de enriquecer o conteúdo, adicionando metadados estruturados ao código HTML de uma página da web.

Esses dados estruturados fornecem informações adicionais aos mecanismos de busca, para ajudar a entender melhor o conteúdo da página. Assim é possível exibir informações extras nos resultados de pesquisa, como os rich snippets, que são pequenos trechos mais informativos e atraentes, que ficam em destaque nas SERPs.

O Schema Markup é uma parte importante da otimização para mecanismos de busca, por oferecer melhor experiência ao usuário e atrair mais tráfego. 

 

Como usar Schema Markup para melhorar o ranqueamento

Existe uma ampla variedade de marcações para schema, que podem ajudar a melhorar o ranqueamento de várias maneiras, e o primeiro passo, é identificar os que são mais relevantes para o seu conteúdo.

Escolha os tipos de marcações: As informações que você quer destacar nos resultados de pesquisa, estão relacionadas a schema de: artigos; breadcrumbs; negócio local; organização/empresa; produto e oferta; classificação/avaliação; marketing pessoal; eventos; vídeos; receitas.

Priorize informações: marque informações e detalhes relevantes, para sua página. Em um site de ecommerce, use marcação de avaliações e classificações para destacar a qualidade e a popularidade dos produtos que você oferece. Além de informações de produtos, preços, disponibilidade, por exemplo.

Use ferramentas certas: o Google oferece uma ferramenta de teste de dados estruturados para validar sua marcação schema.

Diretrizes da Schema.org: siga as diretrizes fornecidas pela Schema.org para criar sua marcação da forma correta, isso garante que ela seja aceita pelos mecanismos de busca.

Informações precisas: observe que quanto mais detalhado e preciso for seu schema markup, melhor os mecanismos de busca entendem o seu conteúdo. Use os campos disponíveis para fornecer informações detalhadas.

Páginas do site: adicione dados estruturados em todas as páginas relevantes do seu site, o schema ajuda a melhorar a visibilidade em diferentes tipos de pesquisa.

Monitoramento e atualização: acompanhe o desempenho do schema markup nos mecanismos de pesquisa, observe o tráfego orgânico e a taxa de cliques para avaliar como suas páginas estão se saindo. Certifique-se de atualizar sua marcação schema.

Concorrência: analise como seus concorrentes estão usando o schema markup, você pode identificar oportunidades de melhorias e diferenciação.

O Schema Markup é um aliado importante para melhorar o ranqueamento das suas páginas da web, no entanto, ele deve fazer parte de uma estratégia de SEO que envolve vários outros elementos. E observe, que o uso excessivo ou indevido do schema não é visto com bons olhos pelo Google, e pode levar a penalidades.

Criar um Conteúdo Evergreen

O poder do Conteúdo Atemporal

Para alguns o termo “evergreen” faz referência às árvores de folhas perenes, que se mantêm verdes durante todo o ano. Outros, a grama verde que está presente o ano inteiro em um jardim. Em ambos o destaque é o frescor do verde que permanece atemporal.

Conteúdo evergreen (ou conteúdo perene) se refere ao assunto que mantém sua relevância e utilidade ao longo do tempo. Esse tipo de conteúdo não está vinculado a eventos específicos, tendências passageiras ou datas de validade, ele continua sendo valioso para os leitores, mesmo após muito tempo da sua publicação.

Portanto, quando você tem artigos que não envelhecem, a relevância das informações permite que eles continuem gerando tráfego para seu site por um longo período de tempo. O que torna o conteúdo evergreen uma estratégia eficiente para atrair audiência.

Criar e Manter Conteúdo Evergreen 

A característica do conteúdo evergreen é abordar temas atemporais, isso significa, questões de interesse geral e permanente, que continuarão sendo relevantes por meses ou anos. E pode ser: conceitos, comparações, listas, curiosidades, mitos, perguntas, guias, glossário, história, checklist, bibliografia, profissões, indicações de filmes e músicas. Veja alguns exemplos:

Conceitual: conteúdos que visam explicar conceitos, teorias, princípios em um campo específico de conhecimento. São pensados para educar, esclarecer e informar os leitores. Alguns exemplos são: O que é Funil de Vendas; O que são Modelos de Negócios; A Internet das Coisas IoT.

Comparativos: conteúdos que apresentam semelhanças e diferenças entre conceitos, produtos e serviços. Visam ajudar o leitor fornecendo análises e informações úteis sobre características, vantagens e desvantagens de cada opção, facilitando a escolha entre elas. Exemplo: Low Carb ou Dieta mediterrânea? WordPress ou Blogspot, qual a melhor plataforma?

Guias: apresentam informações detalhadas e instruções passo a passo sobre um tópico específico. Geralmente, os guias são pensados para orientar os leitores por meio de um processo, explicar um conceito, fornecer dicas práticas ou oferecer insights sobre determinado assunto. Por exemplo: Como criar seu primeiro blog no WordPress? Como fazer meditação de 1 minuto?

É importante destacar, que mesmo sendo um conteúdo evergreen, às vezes, pode ser necessário alguma atualização. Se houver data de publicação do artigo, ela deve ser atualizada quando você fizer alguma revisão.

Pesquisa de Palavras-Chave Competitivas

Identificando palavras-chave concorridas

Identificar quais termos são mais disputados na página de resultados do Google, permite dedicar esforços adicionais para obter classificações mais altas, ou escolher outras palavras-chave de menor concorrência.

Algumas maneiras de identificar palavras-chave concorridas, são:

Pesquisa no Google: considerando as palavras-chave que você pretende segmentar, observe quais sites estão nas primeiras posições. Se aparecer muitos concorrentes fortes, é provável que a palavra-chave seja altamente concorrida.

Ferramentas de pesquisa: utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave (Google Keyword Planner, SEMrush, Ahrefs ou Ubersuggest), verifique o volume de pesquisa e a dificuldade de classificação da sua palavra-chave.

Métricas de dificuldade: ferramentas de pesquisa de palavras-chave, geralmente, atribuem um nível de dificuldade para a palavra-chave.

Analise a página de resultados: observe os resultados da SERP para uma palavra-chave específica. Se você ver muitos anúncios pagos, snippets em destaque e sites com forte autoridade de domínio, isso pode indicar alta concorrência.

Estratégias para enfrentar a concorrência

É importante equilibrar suas estratégias de SEO, incluindo palavras-chave altamente concorridas, com aquelas de menor concorrência.

  •  Comece segmentando palavras-chave de cauda longa e específicas, que têm menos concorrência. À medida que seu site ganha autoridade e classificações, você pode direcionar palavras-chave mais competitivas.
  •   Considere pesquisa local, aplicando a técnica de SEO Local, se for aplicável para sua área de atuação. Otimize palavras-chave como: perto de mim; em [nome da sua cidade].

Use ferramentas de análise para monitorar o desempenho de suas palavras-chaves, e esteja disposto a fazer ajustes em sua estratégia, com base nos resultados das suas palavras-chave.

Esteja ciente que a competição por palavras-chave concorridas leva um certo tempo, procure focar em construir classificações melhores e autoridade, de forma gradual.

Monitoramento e Análise de Desempenho

 As métricas mais importantes do SEO

Aqui estão algumas das principais e mais importantes métricas-chave de desempenho SEO, que você deve acompanhar. Elas ajudam a avaliar o sucesso de sua estratégia de otimização de mecanismos de busca:

Classificação de Palavras-Chave: analise a posição de suas palavras-chave nos resultados de pesquisa do Google, para avaliar a visibilidade do seu site.

Tráfego Orgânico: verifique o volume de visitantes que chegam ao seu site por meio de resultados de pesquisa orgânica.

 Taxa de Cliques (CTR): calcule a porcentagem de cliques que seu site recebe.

Tempo de Permanência: avalie quanto tempo os visitantes ficam em seu site, isso pode indicar a qualidade e a relevância do seu conteúdo.

 Taxa de Rejeição: monitore o número de visitantes que saem do seu site após visualizar apenas uma página. Verifique quais páginas específicas do seu site têm taxas de rejeição mais altas.

Páginas por sessão: veja quantas páginas os visitantes visualizam em média, durante uma sessão no seu site.

Taxa de conversão: calcule o percentual de visitantes que concluem uma ação desejada em seu site, em relação ao total de tráfego.

Autoridade de Domínio: use ferramentas para identificar a autoridade de domínio do seu site.

Backlinks: monitore o número de links de outros sites que apontam para o seu, e verifique a qualidade desses links.

Métricas Core Web Vitals: analise a velocidade de carregamento, a capacidade de interação e a estabilidade visual das páginas.

 

Como analisar e interpretar os dados

Para analisar e interpretar os dados das métricas de SEO, comece identificando tendências e padrões por períodos de tempo.

Como por exemplo, se as suas palavras-chave estiverem melhorando a classificação da sua página e o tráfego orgânico estiver aumentando, isso é um sinal que sua estratégia está sendo eficaz.

Por outro lado, se a taxa de rejeição estiver alta e o tempo de permanência for curto, pode indicar problemas com a relevância ou a qualidade do conteúdo. Ou também, a experiência do usuário em relação a navegação no site.

 Além disso, procure analisar como as métricas se relacionam entre si; por exemplo, se o aumento de backlinks resulta em um aumento no tráfego orgânico.

Use essas análises para identificar áreas de oportunidade, ajustar sua estratégia de SEO e continuar aprimorando o desempenho do seu site para obter melhor ranqueamento no Google.

Acompanhando a Concorrência

 Espiando a concorrência

Sim, dar uma boa olhada no que a sua concorrência anda fazendo, é fundamental no contexto de SEO. Quando você monitora e avalia, como seus concorrentes estão se saindo nas páginas de resultados do Google, consegue obter insights importantes, que podem direcionar e aprimorar sua estratégia de otimização.

 

Estratégias para superar seus concorrentes

Alguns motivos pelos quais a análise da concorrência é importante incluem:

Identificar oportunidades: observar quais palavras-chave seus concorrentes segmentam com sucesso, permite identificar oportunidades de palavras-chave relevantes, que você pode não ter considerado.

Metas de desempenho: comparar suas métricas de SEO com as de sua concorrência, é uma forma de avaliar seu próprio desempenho, e estabelecer metas realistas. Você pode aprender com o sucesso de seus concorrentes e adotar práticas semelhantes.

Aprimorar estratégias: a análise da concorrência pode revelar os pontos fracos, e permita que você implemente ações para superar os concorrentes.

 

Conclusão

Crescer e prosperar na internet, nos dias de hoje, exige análise, experimentação e a capacidade de se adaptar rapidamente, as mudanças que com frequência o Google traz para seus fatores de ranqueamento.

É sobre, criar consistentemente conteúdo relevante para as necessidades do seu público, dar a atenção adequada para os aspectos técnicos do site, para melhor experiência do usuário.  Ou seja, implementar as melhores práticas de SEO para seu site alcançar melhores classificações nas páginas de resultados do Google.

Perguntas Frequentes sobre os Fatores de Ranqueamento do Google

Qual é a importância das palavras-chave?

Quando um usuário insere um termo no campo de pesquisa, o Google vai selecionar as páginas da web que mais se relacionam com o que está sendo pesquisado, e os conteúdos mais úteis e relevantes são apresentados nos resultados da busca.

Esses termos podem ser palavras-chave ou frases-chave, e são a base para desenvolver uma estratégia de SEO. Tenha em mente, que essas palavras orientam o Google sobre o conteúdo que o seu site oferece, e conectam seu público com as informações que eles estão procurando.

  

O que é autoridade do domínio?

O conceito de Autoridade de Domínio, está relacionado a importância e relevância de um site em seu nicho de atuação e com relação aos sites concorrentes.

A métrica criada pela Moz (empresa de SEO, software e marketing) para avaliar Autoridade de Domínio (DA), estabelece uma pontuação de 0 a 100, e quanto mais alta a pontuação alcançada, maior a autoridade de domínio. Para aumentar a autoridade de domínio, o primeiro passo é ter alta qualidade em conteúdo e backlinks.

  

Por que a experiência do usuário é importante para o SEO?

Atualmente, obter a melhor experiência do usuário (UX), significa ter um site multitelas, ou seja, adotar um design responsivo que se ajuste automaticamente ao tamanho da tela do dispositivo (desktop, notebook, smartphone ou tablet). O Google considera essa compatibilidade fator de ranqueamento, portanto, prioriza sites responsivos em seus resultados de pesquisa (mobile e desktop).

Sites responsivos otimizam a navegação, adaptando, dimensionando e posicionando elementos interativos como, menus, botões e links, para serem facilmente acessíveis em diferentes tamanhos e formatos de telas. Ajustam o tamanho do texto, a formatação e o layout das páginas, para garantir que o conteúdo esteja legível em diferentes dispositivos.

 

Como me manter atualizado sobre as mudanças no algoritmo do Google?

Como as mudanças para refinar o algoritmo são uma constante, o ideal é estar ciente dessas atualizações e procurar acompanhar as diretrizes do Google, para que seu site permaneça bem posicionado nos resultados das pesquisas. Alguns fatores são vitais para seu site, você precisa ter foco em conteúdo de qualidade, experiência do usuário e melhores práticas de SEO, a curto, médio e longo prazo.

 

Como escolher palavras-chave competitivas?

Considere a relevância da palavra-chave, o volume de pesquisa, a concorrência existente e a capacidade de seu site de competir e se classificar bem. Opte por termos específicos que estejam alinhados com seu conteúdo e público de interesse, ao mesmo tempo, em que você pode explorar nichos menos concorridos.

Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave, procure analisar sua concorrência, esses fatores são essenciais para identificar e selecionar palavras-chave competitivas, que ofereçam oportunidades de classificação e conversão.

 

Quais são as métricas mais importantes do SEO?

As métricas mais importantes do SEO abrangem uma variedade de aspectos, incluindo classificação de palavras-chave, tráfego orgânico, taxa de cliques (CTR), tempo de permanência, taxa de rejeição, conversões, autoridade de domínio, backlinks de qualidade e métricas de experiência do usuário (Core Web Vitals), por exemplo.

 Essas métricas fornecem insights cruciais sobre o desempenho do site nos mecanismos de busca, a qualidade do conteúdo, a eficácia das estratégias de link building e a experiência geral do usuário, ajudando os profissionais de SEO a tomar decisões informadas para melhorar a visibilidade e o sucesso online de um site.

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Stephane Bandeira

Stephane Bandeira

Consultora de SEO freelancer e especialista em marketing no Brasil.

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